Ouça agora

Ao vivo

Reproduzir
Pausar
Sorry, no results.
Please try another keyword
Rodrigo Bacellar deixa prisão na Polícia Federal
Política
Rodrigo Bacellar deixa prisão na Polícia Federal
Após ocupar mesa diretora da Câmara dos Deputados, Glauber Braga é retirado à força
Destaque
Após ocupar mesa diretora da Câmara dos Deputados, Glauber Braga é retirado à força
Defesa de ex-diretor da PRF nega atuação para barrar eleitores de Lula
Política
Defesa de ex-diretor da PRF nega atuação para barrar eleitores de Lula
Defesa pede absolvição de general acusado de planejar atentado
Política
Defesa pede absolvição de general acusado de planejar atentado
Líder do PT critica votação do PL da dosimetria
Política
Líder do PT critica votação do PL da dosimetria
Preço da cesta básica cai em 24 capitais do país, diz pesquisa
Brasil
Preço da cesta básica cai em 24 capitais do país, diz pesquisa
Fim dos ‘espigões’ na Zona Oeste e incentivo ao Centro: Rio terá novas regras para o Minha Casa, Minha Vida
Rio de Janeiro
Fim dos ‘espigões’ na Zona Oeste e incentivo ao Centro: Rio terá novas regras para o Minha Casa, Minha Vida

Governo Federal reduz anúncios na internet para ampliar utilização de mídias tradicionais

Siga-nos no

Foto: Lula e Bolsonaro no debate da Globo / Reprodução

O presidente Lula (PT) tem priorizado a televisão na veiculação da propaganda oficial do governo federal, com a destinação nos seis primeiros meses de sua gestão de 73% da verba para esse formato de comunicação. Ao mesmo tempo, tem reduzido significativa o volume de anúncios em meios que circulam suas informações pela internet.

Na administração de Jair Bolsonaro (PL), as TVs ficaram com 47% do total, de 2019 a 2022, mostram dados da publicidade da Secom (Secretaria de Comunicação Social) da Presidência da República e dos ministérios.

Mas o grupo Globo voltou a ter protagonismo e liderar com folga o ranking de pagamentos da publicidade estatal sob o governo Lula.

Pelos dados da Secom, emissoras de TV e rádio da Globo receberam R$ 54,4 milhões para veicular a propaganda oficial do governo em 2023, ante R$ 13 milhões da Record, R$ 11 milhões do SBT, R$ 5 milhões da Band e R$ 1 milhão para RedeTV! e EBC, cada uma.

Do valor direcionado ao grupo Globo, praticamente toda a verba é para veiculações na TV. Além disso, o site Globo.com recebeu R$ 394,5 mil, e emissoras da rádio CBN foram destinatárias de cerca de R$ 345 mil.

O aumento da canalização da verba para TVs levou ao encolhimento do valor direcionado para propaganda na mídia estrangeira, na internet e no rádio.

Nos quatro anos de Bolsonaro, mídia estrangeira ficou com 21% da fatia da publicidade, internet com 18% e rádio, 12%. Já sob Lula esses percentuais caíram para 10%, 8% e 7%, respectivamente.

No ranking das 15 empresas que mais verbas de publicidade receberam sob Bolsonaro, estão as big techs Meta (Instagram e Facebook), Google e Twitter.

Sob Lula, Meta (com R$ 2,2 milhões nesses seis meses) e Google (R$ 1,2 milhão) permanecem no top 15, e entram TikTok (R$ 1,4 milhão) e Kwai (R$ 600 mil).