Ouça agora

Ao vivo

Reproduzir
Pausar
Sorry, no results.
Please try another keyword
RJ assina adesão ao Propag e vai renegociar dívida de R$ 210 bilhões
Destaque
RJ assina adesão ao Propag e vai renegociar dívida de R$ 210 bilhões
Polícia Civil prende suspeito de empurrar idoso de mureta na Praia da Bica, na Ilha do Governador
Rio de Janeiro
Polícia Civil prende suspeito de empurrar idoso de mureta na Praia da Bica, na Ilha do Governador
Cubanos superaram venezuelanos em pedidos de refúgio no Brasil em 2025
Mundo
Cubanos superaram venezuelanos em pedidos de refúgio no Brasil em 2025
Prefeitura do Rio lança licitação de R$ 57,4 milhões para intervenções na Barra da Tijuca
Rio de Janeiro
Prefeitura do Rio lança licitação de R$ 57,4 milhões para intervenções na Barra da Tijuca
Ex-delegado da PF é condenado a mais de 14 anos por dois crimes
Geral
Ex-delegado da PF é condenado a mais de 14 anos por dois crimes
Colégio demite professor suspeito de estupro e importunação sexual contra alunas
Estado
Colégio demite professor suspeito de estupro e importunação sexual contra alunas
Homem é preso após importunar e perseguir mulheres na orla de Ipanema e Leblon
Rio de Janeiro
Homem é preso após importunar e perseguir mulheres na orla de Ipanema e Leblon
2804-prefni-banner-saedas-728x90
2804-prefni-banner-saedas-728x90
previous arrow
next arrow

Celso Sabino toma posse como ministro do Turismo

Siga-nos no

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu posse, nesta quinta-feira (3), em Brasília, ao deputado federal Celso Sabino (União Brasil-PA) como novo ministro do Turismo. Ele substitui a deputada federal Daniela Carneiro (União Brasil-RJ).

Em cerimônia no Palácio do Planalto, Sabino disse que assume o cargo com a missão de fazer do turismo uma ferramenta de desenvolvimento sustentável, que ajude a alavancar a economia e a melhorar a qualidade de vida do povo. A meta, segundo ele, é atingir a casa dos dois dígitos na contribuição do setor para o PIB (Produto Interno Bruto – soma dos bens e riquezas produzidos), hoje em 7,8%, e atrair mais turistas estrangeiros ao país.

“O presidente Lula sempre teve compromisso com pautas sociais, com o combate à fome, com a distribuição de renda. Logo, nosso viés no ministério buscará aliar turismo, cidadania e desenvolvimento. Nossas diretrizes buscarão um turismo que estimule a educação, a saúde, o emprego e renda, mas também as parcerias público-privadas e seu potencial de geração de riqueza. Afinal, turismo não é só a praia ou a floresta. É também a ponte, o teto, o asfalto, a internet”, disse Sabino, que destacou a transversalidade do turismo com outros setores.

O novo ministro afirmou que o Conselho Nacional de Turismo foi reformulado e ampliado. Os 93 conselheiros também tomaram posse hoje e no próximo dia 19 realizam a primeira reunião de trabalho. No mês que vem, Sabino quer apresentar o plano nacional de desenvolvimento do turismo.

Entre as iniciativas que estarão incluídas, ele citou a ampliação da conectividade entre as companhias aéreas, os investimentos em novos produtos e destinos turísticos, campanhas digitais, qualificação da mão de obra e a melhoria da segurança turística. O governo quer ainda incrementar o fluxo turístico interno com a redução dos preços das passagens aéreas e hospedagem.

“Para além do turismo tradicional, que continuará recebendo toda a atenção, nossa meta é investir em programas que promovam o desenvolvimento e a criação de novos polos turísticos, a descentralização de recursos e o incentivo a modalidades como o turismo religioso, o etnoturismo, o volunturismo, o turismo de base comunitária, o ecoturismo sustentável”, destacou o novo ministro.