Ouça agora

Ao vivo

Play
Pause
Sorry, no results.
Please try another keyword
Forte chuva atinge diversas regiões no estado do RJ
Destaque
Forte chuva atinge diversas regiões no estado do RJ
Intel perde valor e é superada por rivais históricos
Tecnologia
Intel perde valor e é superada por rivais históricos
Botafogo tenta contratar atacante iraniano da Inter
Botafogo
Botafogo tenta contratar atacante iraniano da Inter
Pedrinho cogita renúncia e diz: “Saio agora, sem problema”
Esportes
Pedrinho cogita renúncia e diz: “Saio agora, sem problema”
Poatan x Ankalaev: revanche será no UFC 320 em Las Vegas
Esportes
Poatan x Ankalaev: revanche será no UFC 320 em Las Vegas
Wesley se despede do Flamengo rumo à Roma
Esportes
Wesley se despede do Flamengo rumo à Roma
Lavega vive incerteza no Flu e Peñarol nega interesse
Esportes
Lavega vive incerteza no Flu e Peñarol nega interesse

Dia dos Pais: 36% dos brasileiros querem gastar mais que em 2022

Siga-nos no

Foto: Reprodução

No dia 13 de agosto, será comemorado o Dia dos Pais, data que abre o calendário de eventos do segundo semestre. Em 2022, a celebração surpreendeu e, segundo a Serasa Experian, foi a melhor desde 2011, com um aumento de 7% nas vendas em relação a 2021.

O sucesso pode se repetir esse ano. Conforme levantamento feito pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), 36% dos brasileiros pretendem gastar mais que no ano passado, e poderá movimentar R$ 26,94 bilhões no comércio.

Na visão de Marcelo Reis, especialista em vendas, gestão empresarial e CEO da MR16, esse crescimento se deve a uma tendência natural: “Viemos de anos de demanda reprimida, o comércio está buscando mais vendas, aliado a uma predisposição maior de consumidor em presentear os pais nesta data”. Esse ímpeto de gastar pode ser um bom sinal para datas como Black Friday e Natal, caso se confirme o aumento: “Essa data funciona como um termômetro, permitindo aos comerciantes compreenderem a propensão dos clientes em fazerem compras e o quanto estão dispostos a investirem nos próximos meses. É nesse momento que os comerciantes começam a balizar as compras e entenderem como está o mercado”.

Segundo pesquisa da Fecomércio Paraná, 53,9% dos paranaenses vão comprar presentes na ocasião, e pretendem gastar mais. O tíquete médio foi de R$ 135,16 no ano passado, em 2023 está em R$ 137,62, aumento de 1,8%. Já na Fecomércio Santa Catarina, a intenção de compra está estimada em R$ 194,77, alta de 6% em relação a 2022.

Antecipar-se ao momento de compra é essencial

De acordo com Reis, os comerciantes interessados em buscar boas vendas devem se planejar para atrair os clientes: “Já comece a preparar as promoções e dar alguns indicativos em relação à data por meio das redes sociais. Mesmo que a compra não seja feita na hora, é importante lembrar que o momento vai chegar”.

Outro ponto relevante é a personalização, criando uma proximidade maior com o cliente: “Enviar conteúdos que realmente sejam mais customizados, humanizados, e não de modo aleatório e automático. Detalhes, como chamar o cliente pelo nome, causa uma proximidade maior do que mensagens genéricas”. Ainda nesse campo, é preciso preparar os espaços, tanto os físicos quanto os virtuais, visando criar a melhor experiência possível.

Aos consumidores, a antecipação também é chave para realizar pesquisas com calma: “Os preços podem variar dependendo da oferta e da demanda, conforme a data se aproxima. Além disso, o valor de um mesmo produto pode variar, dependo do local ou mesmo se for uma compra on-line”. Reis reforça a necessidade de buscar lojas virtuais confiáveis e evitar promoções improváveis: “Às vezes, no intuito de economizar, o consumidor acaba ficando sem o dinheiro e sem produto”.

Atenção as compras de última hora

O especialista lembra ainda que muitas pessoas deixam para comprar os presentes na última hora, e o plano de vendas deve considerar esse público, visando proporcionar agilidade: “Esse segmento quer ser atendido rapidamente. É preciso pensar em algo que não peça o deslocamento do cliente até a loja, ou, no máximo, que ele vá somente com o objetivo de pagar e buscar o produto”.