Ouça agora

Ao vivo

Reproduzir
Pausar
Sorry, no results.
Please try another keyword
Quina de São João tem prêmio estimado em R$ 260 milhões
Brasil
Quina de São João tem prêmio estimado em R$ 260 milhões
Dono da Outsider Tours é preso novamente por estelionato
Estado
Dono da Outsider Tours é preso novamente por estelionato
Forte terremoto de magnitude 6,1 atinge o Afeganistão e assusta países vizinhos
Mundo
Forte terremoto de magnitude 6,1 atinge o Afeganistão e assusta países vizinhos
Criminosos queimam barricadas e bloqueiam a Avenida Ayrton Senna
Mais Quentes
Criminosos queimam barricadas e bloqueiam a Avenida Ayrton Senna
Brasil envia terceiro avião com hospital de campanha e insumos para vítimas de terremotos
Brasil
Brasil envia terceiro avião com hospital de campanha e insumos para vítimas de terremotos
Conar suspende propagandas de apostas na CazéTV durante a Copa do Mundo
Brasil
Conar suspende propagandas de apostas na CazéTV durante a Copa do Mundo
Detran-RJ reduz horário de atendimento na segunda-feira (29) devido a jogo do Brasil
Estado
Detran-RJ reduz horário de atendimento na segunda-feira (29) devido a jogo do Brasil
2804-prefni-banner-saedas-728x90
2804-prefni-banner-saedas-728x90
previous arrow
next arrow

Cúpula da Amazônia: Lula exige desmatamento zero até 2030

Siga-nos no

Imagem: Reprodução Youtube

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), fez um apelo nesta terça-feira (8) para que prefeitos e governadores colaborem na busca da meta de atingir o desmatamento zero na Amazônia até 2030. Lula destacou que esse objetivo não será alcançado através de medidas coercitivas.

Durante o programa “Conversa com o Presidente”, transmitido semanalmente em suas redes sociais, Lula afirmou: “Minha obrigação é assegurar a todos que o Brasil fará sua parte. Até 2030, buscaremos a redução total do desmatamento no país. E não pretendemos adotar uma abordagem autoritária. Devemos envolver prefeitos e governadores em discussões, compartilhar soluções com eles.”

Ele enfatizou que o objetivo é conquistar a cooperação de todos os entes locais e estaduais, em vez de adotar abordagens punitivas. Lula expressou o desejo de que todos os prefeitos se tornem aliados na luta contra incêndios e desmatamento, evitando ações prejudiciais frequentemente perpetradas.

As declarações foram feitas durante uma edição do programa que foi transmitida em Belém (PA), onde Lula participa da Cúpula da Amazônia. Ele também aproveitou a ocasião para solicitar a participação dos líderes globais na COP 30, uma reunião central das Nações Unidas sobre questões climáticas, prevista para ocorrer em 2025, também em Belém.

Além disso, Lula enfatizou a necessidade de que os países estejam engajados em uma nova política climática e revelou sua intenção de pedir ao ministro da Educação, Camilo Santana, para incluir essa temática no currículo escolar.

A Cúpula da Amazônia começou com uma reunião entre os chefes de Estado dos países amazônicos. A iniciativa reúne os líderes dos oito países membros da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA): Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela.

O presidente Nicolás Maduro, da Venezuela, não participou do evento devido a uma infecção nos ouvidos, sendo representado pela vice-presidente venezuelana, Delcy Rodríguez. Equador e Suriname também enviaram ministros como representantes, uma vez que seus presidentes optaram por não comparecer. A Cúpula, considerada uma prévia da COP 30, foi concebida pelo governo brasileiro com o objetivo de fortalecer a OTCA. Lula propôs essa reunião ainda antes de assumir a presidência, durante a Conferência do Clima realizada no Egito no final de 2022. O encontro foi planejado e anunciado por ele no início de seu terceiro mandato, logo após sua posse.