Ouça agora

Ao vivo

Play
Pause
Sorry, no results.
Please try another keyword
Prefeitura de Caxias promove ações de combate à dengue e vacinação antirrábica
Caxias
Prefeitura de Caxias promove ações de combate à dengue e vacinação antirrábica
Detran RJ dá início ao programa Detran Presente, neste sábado, em Três Rios
Médio Paraíba
Detran RJ dá início ao programa Detran Presente, neste sábado, em Três Rios
Governo do estado sanciona o Estatuto das Blitzes aprovado pela Alerj
Estado
Governo do estado sanciona o Estatuto das Blitzes aprovado pela Alerj
Bioparque confirma que galinhas d’angola morreram de gripe aviária
Rio de Janeiro
Bioparque confirma que galinhas d’angola morreram de gripe aviária
Secretaria de Habitação lança projeto para a construção de praça musical no Complexo do Alemão
Rio de Janeiro
Secretaria de Habitação lança projeto para a construção de praça musical no Complexo do Alemão
Mega-Sena acumula mais uma vez, e prêmio sobe para R$ 36 milhões
Geral
Mega-Sena acumula mais uma vez, e prêmio sobe para R$ 36 milhões
Brasil estuda criar sistema próprio de geolocalização por satélite
Brasil
Brasil estuda criar sistema próprio de geolocalização por satélite

Mercado dos jogos SUPERA indústrias cinematográfica e musical

Siga-nos no

Os videogames são considerados por muitos uma das melhores atividades de entretenimento que existem. Esse é um dos motivos do grande crescimento da indústria dos games, que podemos ver através do investimento de grandes empresas de tecnologia, como a Microsoft e Sony, nesta área.

Além disso, há uma gama de grandes eventos que chegam a lotar estádios de futebol para ver uma partida online de algum grande sucesso.

Embora possamos achar que o mercado da música ou o cinema são os comandantes, já que movimentam grandes quantias de dinheiro, a realidade é outra. Na verdade, atualmente, os jogos se posicionam como a principal fonte de renda da indústria do entretenimento.

A indústria de bilhões

Somente no ano de 2022, o mercado internacional de games foi avaliado em R$ 916 bilhões, ou seja, quase um trilhão de reais, segundo levantamento feito pela Games Industry.

Porém, nem sempre foi assim. Há poucos anos, a estimativa era de apenas R$ 129 milhões, e isso simultaneamente ao lançamento do sucesso “Pokémon Go”.

Esses enormes valores conseguem ultrapassar o PIB de vários países, sendo que a principal área de lucro é por download de jogos, com 94,2% das vendas, e não as mídias físicas, que detém apenas 5,8%.

O levantamento também mostrou que 50% de todo o valor arrecadado vem de jogos de mobile, com cerca de US$ 92,2 bilhões (cerca de R$ 457 bilhões).

Em seguida, estão os jogos de console, depois os de PC e, por fim, os games acessados pela internet. Os resultados da pesquisa estão dispostos a seguir.

Para o efeito de comparação, o mercado do cinema somado ao da música não alcançam nem metade da avaliação da indústria dos videogames. A EntrepiseAppsToday avaliou em cerca de R$ 211 bilhões a indústria cinematográfica.

Já o Global Music Report 2023 revelou que a música gerou, através de assinaturas de streamings como Spotify ou Youtube Music, algo em torno de R$ 130 bilhões.

Ou seja, mesmo que existam cantores multimilionários ou atores incrivelmente ricos, e apesar de não vermos grandes jogadores nas mídias, os games ainda geram muito mais dinheiro que os dois outros mercados.