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SuperVia inicia 12ª edição da Campanha de Segurança nas Passagens em Nível

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Imagem: Reprodução

A SuperVia, concessionária que opera os trens urbanos da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, iniciou nesta terça-feira, dia 17 de outubro, a 12ª edição da Campanha de Segurança nas Passagens em Nível (cruzamentos oficiais entre rodovias e a malha ferroviária). O objetivo é conscientizar a população e os motoristas sobre os riscos que se corre quando não se obedece à sinalização nesses trechos.

Até o dia 14 de novembro, haverá distribuição de panfletos nas passagens em nível, estações e praças por promotores que também estarão disponíveis para conversar com a população e alertar para a necessidade de respeito às normas de segurança. Carros de som também estarão nas diversas regiões próximas à linha férrea para a ação educativa.

Nesta primeira semana, os promotores e carros de som estarão em Duque de Caxias. A campanha vai se concentrar nos locais atendendo pontos dos ramais Saracuruna, Belford Roxo, Japeri e nas extensões Vila Inhomirim, Guapimirim e Paracambi. Atualmente, a SuperVia conta com 37 passagens em nível regulares ao longo dos 270 quilômetros da malha ferroviária.

Todas as passagens regulares da SuperVia são sinalizadas de acordo com as exigências da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que prevê a instalação da Cruz de Santo André. Se não houver sinalização, aquela passagem em nível é irregular. A concessionária monitora esses buracos e fecha entre seis e dez por mês. Ao fim do mesmo mês, cerca de 30% desses buracos são reabertos.

 

Infração gravíssima sobre os trilhos

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (Lei Federal nº 9503/97), os trens têm preferência de passagem sobre os demais veículos. Além disso, o ato de deixar de parar o veículo antes de atravessar a linha férrea é considerado como uma infração gravíssima, sujeita a aplicação de multa. Por isso os motoristas e também os pedestres devem parar, olhar e escutar antes de atravessar a via férrea.

A SuperVia reforça, ainda, que os trens são grandes e pesados e, por isso, não conseguem parar imediatamente após o acionamento da frenagem. A uma velocidade de 80km/h, por exemplo, depois de acionada a frenagem de emergência, o trem percorre aproximadamente 290 metros até parar completamente.