Ouça agora

Ao vivo

Reproduzir
Pausar
Sorry, no results.
Please try another keyword
CNI vê avanço concreto em encontro entre Lula e Trump na Malásia
Brasil
CNI vê avanço concreto em encontro entre Lula e Trump na Malásia
Mulheres aprendem defesa pessoal em aulas gratuitas na Vila Olímpica de Nova Iguaçu
Nova Iguaçu
Mulheres aprendem defesa pessoal em aulas gratuitas na Vila Olímpica de Nova Iguaçu
ANP desinterdita parcialmente a Refinaria de Manguinhos
Economia
ANP desinterdita parcialmente a Refinaria de Manguinhos
Barcas lança ‘tour’ pela Baía de Guanabara
Rio de Janeiro
Barcas lança ‘tour’ pela Baía de Guanabara
Projeto que prevê retorno de policiais aposentados entra na pauta da Alerj
Política
Projeto que prevê retorno de policiais aposentados entra na pauta da Alerj
Dois homens são presos por envolvimento no roubo do Museu do Louvre
Mundo
Dois homens são presos por envolvimento no roubo do Museu do Louvre
Conselho Norueguês da Paz cancela cerimônia do Nobel concedido a María Corina Machado
Mundo
Conselho Norueguês da Paz cancela cerimônia do Nobel concedido a María Corina Machado

PNAD revela que internet é usada para consumir rádio

Siga-nos no

Foto: Rádio Manchete

O rádio continua se reinventando e se adaptando a novos formatos. Com o consumo crescente de streaming, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nos revela que a internet vem sendo usada para consumir rádio.

Segundo a PNAD de 2022, a Região Sul é o local onde se tem mais rádios nos domicílios, com 64,8%. O Sudeste vem logo depois, com 58%. O alto número mostra que o rádio já se espalhou para além do receptor tradicional. O veículo de maior credibilidade do país se espalha fora das residências numa velocidade avassaladora, mesmo com a maior parcela da audiência estar concentrada nas casas. Porém, a soma de smartphones, caixas de som inteligentes, dispositivos portáteis, automóveis e outros equipamentos aumentam a penetração do rádio.

De acordo com o levantamento do IBGE, a finalidade de acesso à internet de 82,4% dos brasileiros está ligada a música, rádio ou podcasts. O percentual aumenta quando se trata de estudantes: 89% dizem que usam a grande rede de computadores para ouvir rádio.

Uma mudança fica mais evidente quando vemos os números da Kantar IBOPE. O processo de modernização do rádio em seus formatos e conteúdos é reconhecido por 76% dos ouvintes. Já 38% dos entrevistados afirmam que ouvir rádio online enriqueceu sua experiência, um aumento de 30% em 2022.