Ouça agora

Ao vivo

Play
Pause
Sorry, no results.
Please try another keyword
Vasco empate com CSA na volta de Coutinho
Esportes
Vasco empate com CSA na volta de Coutinho
Mar de espuma invade areias em Saquarema
Costa do Sol
Mar de espuma invade areias em Saquarema
Meriti acelera obras de infraestrutura no bairro do Éden
Baixada Fluminense
Meriti acelera obras de infraestrutura no bairro do Éden
Os Garotin, Ana Carolina e Raça Negra encerram Festival de Inverno em Guapimirim
Baixada Fluminense
Os Garotin, Ana Carolina e Raça Negra encerram Festival de Inverno em Guapimirim
Trump assina ordem com tarifa de 50% para o Brasil
Destaque
Trump assina ordem com tarifa de 50% para o Brasil
EUA sancionam Moraes com lei Magnitsky, usada para punir estrangeiros
Mundo
EUA sancionam Moraes com lei Magnitsky, usada para punir estrangeiros
Mega-Sena acumula mais uma vez e prêmio vai a R$ 76 milhões
Geral
Mega-Sena acumula mais uma vez e prêmio vai a R$ 76 milhões

Estado do Rio espera bater marca de 1 milhão de turistas internacionais em 2023

Siga-nos no

Foto: Divulgação / Setur RJ

O estado do Rio de Janeiro está muito próximo de atingir a marca de 1 milhão de turistas internacionais em 2023. De janeiro a outubro, foram 948.563 milhões de chegadas no território fluminense. Somente no mês de outubro, foram 92.918 visitantes, superando o mesmo período em 2019 (90.370). É a primeira vez no ano que o estado supera o período pré-pandemia na comparação mês a mês, motivo de comemoração para o governador Cláudio Castro, que considera o turismo uma das prioridades da gestão.

– É fundamental que o Rio de Janeiro siga sua vocação de anfitrião brasileiro para os turistas internacionais, sendo o destino prioritário do viajante. Além do trabalho desenvolvido na capital, ampliamos as atrações e pontos de interesse para visitação no interior, levando emprego e renda para todas as regiões fluminenses. O turismo é imprescindível para nossa recuperação econômica e segue sendo um dos principais pilares do desenvolvimento do estado – celebra o governador Cláudio Castro.

Segundo a Secretaria de Estado de Turismo, a expectativa é que o Rio de Janeiro feche o ano superando o número total de visitantes de 2019, que chegou a 1.252.267 turistas. Para bater essa marca, o estado trabalha para atrair pelo menos 303.704 estrangeiros nos meses de novembro e dezembro, quando são aguardados milhares de visitantes para a celebração do réveillon mais famoso do mundo, na Praia de Copacabana.

Com os números muito próximos do patamar pré-pandemia, o secretário de Turismo acredita que a gestão está no caminho certo, consolidando a atividade.

– Nós investimos muito, esse ano, na promoção do Rio de Janeiro como destino no mercado internacional. Recuperamos parte dos voos de importantes companhias aéreas, estivemos nas principais feiras de turismo, como a BTL (Lisboa), a Fitur (Madrid) e a ITB (Berlim), e também promovemos encontros com os trades turísticos de Nova York, Lisboa, Londres, Roma e Milão. Podemos dizer que colocamos novamente o Rio de Janeiro na prateleira do turismo internacional – avalia o secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca.

 

Números muito superiores a 2022

Se comparados a 2022, primeiro ano da retomada do turismo pós-pandemia, os números de 2023 são ainda mais impressionantes. De janeiro a julho deste ano, o Rio de Janeiro recebeu 692.799 turistas internacionais, superando todo o ano de 2022, quando chegaram ao estado 652.962 visitantes.

Em novembro de 2024, o Rio de Janeiro será sede do encontro da cúpula de chefes de Estado do G20, e estará ainda mais no centro das atenções de todo o mundo. Além dos países membros, outros dez serão convidados pelo Brasil para participarem da agenda, totalizando 30 nações reunidas. Ao longo do ano, antes do encontro principal, o Rio sediará encontros com autoridades de nível ministerial.

– A realização de eventos desse porte posiciona o estado como um importante centro para o turismo de negócios. Estaremos novamente no centro do mundo, recebendo profissionais dos 5 continentes, promovendo oportunidades de networking e parcerias comerciais. Ao promover o estado como um destino turístico atraente e diversificado, aumentamos o interesse e o fluxo de turistas ao longo de todo o ano – explicou Tutuca.