Ouça agora

Ao vivo

Play
Pause
Sorry, no results.
Please try another keyword
Mega-Sena acumula mais uma vez, e prêmio sobe para R$ 36 milhões
Geral
Mega-Sena acumula mais uma vez, e prêmio sobe para R$ 36 milhões
Brasil estuda criar sistema próprio de geolocalização por satélite
Brasil
Brasil estuda criar sistema próprio de geolocalização por satélite
Vasco empata com Del Valle e está fora da sul-Americana
Esportes
Vasco empata com Del Valle e está fora da sul-Americana
Moraes pode decidir hoje sobre descumprimento de medidas cautelares por Bolsonaro
Destaque
Moraes pode decidir hoje sobre descumprimento de medidas cautelares por Bolsonaro
Brasil goleia Paraguai na Copa América feminina de futebol
Esportes
Brasil goleia Paraguai na Copa América feminina de futebol
Ozzy Osbourne, cantor do Black Sabbath e pioneiro do heavy metal, morre aos 76 anos
Mundo
Ozzy Osbourne, cantor do Black Sabbath e pioneiro do heavy metal, morre aos 76 anos
Velório de Preta Gil será no Theatro Municipal do Rio
Rio de Janeiro
Velório de Preta Gil será no Theatro Municipal do Rio

Final da Copa Truck e 8ª etapa da NASCAR Brasil terão sistema de filmagem

Siga-nos no

Fórmula Truck
Foto: Divulgação/ Fórmula Truck

O Autódromo de Interlagos será palco da decisão da Copa Truck e da NASCAR Brasil no próximo dia 10 de dezembro. Essa etapa da competição terá uma novidade: a implantação do sistema de filmagem para apoio aos comissários desportivos e à direção de prova, conhecido como VAS – Video Assistante Steward. A tecnologia é semelhante ao VAR no futebol.

A empresa Kallimage, responsável por filmagens esportivas e operacionais há mais de 20 anos, cuidará da instalação e operação do sistema composto por 29 câmeras espalhadas em pontos estratégicos no traçado da pista para que sejam os “olhos” dos comissários desportivos na pista. O objetivo é auxiliar nas decisões técnicas e esportivas.

“Temos tecnologia avançada para oferecer o que há de melhor. O VAS é mais sofisticado e complexo do que o VAR no futebol. Nos estádios, as câmeras estão sempre apontadas para um lance, nos entornos da bola e o árbitro pode paralisar a partida para analisar o replay do lance pelo tempo que achar necessário”, disse conta André Pires, proprietário da Kallimage, antes de prosseguir:

“No automobilismo, a dificuldade é muito maior, pois com os carros espalhados pela pista e disputando posições, podem haver, simultaneamente, várias infrações, incidentes de penalização e acidentes em todos os pontos do traçado. O diretor de prova não pode parar a corrida para analisar cada lance. Todas as decisões precisam ser muito rápidas, precisas e certeiras, pois qualquer penalidade a um piloto infrator deve ser aplicada antes da corrida acabar”, finalizou.