Ouça agora

Ao vivo

Reproduzir
Pausar
Sorry, no results.
Please try another keyword
TCE-RJ amplia auditoria sobre Rioprevidência e mira mais três bancos por aplicações de R$ 6,5 bilhões
Estado
TCE-RJ amplia auditoria sobre Rioprevidência e mira mais três bancos por aplicações de R$ 6,5 bilhões
Defesa Civil libera retorno de vizinhos após desabamento que matou irmãs
Rio de Janeiro
Defesa Civil libera retorno de vizinhos após desabamento que matou irmãs
Auditoria descobre milhares de servidores ‘fantasmas’ em Secretarias do Governo do Rio
Estado
Auditoria descobre milhares de servidores ‘fantasmas’ em Secretarias do Governo do Rio
Mundial de 2026 quebra recorde histórico de gols antes mesmo do fim da fase de grupos
Esportes
Mundial de 2026 quebra recorde histórico de gols antes mesmo do fim da fase de grupos
Inea suspende operações da Refit por fraudes em licenças e risco ambiental no Rio
Estado
Inea suspende operações da Refit por fraudes em licenças e risco ambiental no Rio
Lula pede um minuto de silêncio em homenagem a vítimas de terremoto na Venezuela e envia comitiva de apoio ao país
Brasil
Lula pede um minuto de silêncio em homenagem a vítimas de terremoto na Venezuela e envia comitiva de apoio ao país
Tiroteio termina com três homens mortos no Recreio dos Bandeirantes
Rio de Janeiro
Tiroteio termina com três homens mortos no Recreio dos Bandeirantes
2804-prefni-banner-saedas-728x90
2804-prefni-banner-saedas-728x90
previous arrow
next arrow

Rio lança plano para cuidar de pessoas que estão em situação de rua

Siga-nos no

Foto: Agência Brasil

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, publicou nesta quinta-feira, em Diário Oficial, o decreto que estabelece o plano de assistência à população de rua, com diretrizes principalmente na área de saúde e acolhimento. A internação compulsória de dependentes químicos em situação de rua, proposta pelo prefeito há um mês, pelo decreto de hoje só ocorrerá por critérios médicos. O decreto destaca ainda que Ministério Público e outros órgãos de fiscalização devem ser informados.

“Todo atendimento e socorro prestados devem ser registrados no prontuário eletrônico integrado entre a Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal Assistência Social e disponibilizados para fins de fiscalização, conforme previsão legal. No caso de necessidade de internação involuntária, a critério médico, a Secretaria Municipal de Saúde deverá informar ao Ministério Público, à Defensoria Pública e a outros órgãos de fiscalização”, diz o artigo do decreto assinado hoje pelo prefeito.

O decreto determina ainda a implantação de prontuário eletrônico único entre as secretarias municipais de Assistência Social e de Saúde para o cuidado e diagnóstico da população em situação de rua.

Todas as unidades de abrigamento para as pessoas em situação de rua vão ser obrigadas agora a receber os animais de estimação e garantir o direito à vacinação do pet, castração e microchipagem. Muitos moradores se recusam a seguirem para abrigos porque não querem abandonar seus animais.