Ouça agora

Ao vivo

Reproduzir
Pausar
Sorry, no results.
Please try another keyword
Feriadão de Nossa Senhora Aparecida deve aumentar movimento nas estradas do Rio
Estado
Feriadão de Nossa Senhora Aparecida deve aumentar movimento nas estradas do Rio
Renner anuncia carreira solo e prepara homenagem a Rick
Famosos
Renner anuncia carreira solo e prepara homenagem a Rick
Vox: Lula tem 44,2% das intenções de voto no 2º turno; Flávio, 42,7%
Política
Vox: Lula tem 44,2% das intenções de voto no 2º turno; Flávio, 42,7%
Cineclube no Engenho Novo estreia com homenagem a Clementina de Jesus
Entretenimento
Cineclube no Engenho Novo estreia com homenagem a Clementina de Jesus
Poupança registra saída líquida de R$ 9,35 bilhões em setembro, segundo BC
Economia
Poupança registra saída líquida de R$ 9,35 bilhões em setembro, segundo BC
Auditoria aponta suspeita de desvios de mais de R$ 400 milhões na Cedae Saúde
Estado
Auditoria aponta suspeita de desvios de mais de R$ 400 milhões na Cedae Saúde
Flamengo empata com Santos e Fluminense goleia no Brasileirão
Esportes
Flamengo empata com Santos e Fluminense goleia no Brasileirão
2804-prefni-banner-saedas-728x90
2804-prefni-banner-saedas-728x90
previous arrow
next arrow

Alerj aprova lei que amplia limite de valor de carros para pessoas com deficiência com isenção de ICMS

Siga-nos no

Foto: Reprodução

A Assembleia Legislativa do Rio aprovou, na última terça-feira (12/03), um projeto de lei que dá isenção parcial do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) na compra de veículo novo de até R$ 120 mil para pessoas com deficiência, autismo e síndrome de Down. Atualmente, a isenção do ICMS valia para veículos com preço máximo de R$ 70 mil.

O projeto aprovado pela Alerj seguirá para o governador Cláudio Castro, que tem até 15 dias úteis para sancionar ou vetar a lei.

A isenção de impostos para pessoas com deficiência na compra do carro novo é prevista em lei. O desconto do IPI é concedido pelo Governo Federal. Já a isenção de ICMS é dada pelo governo do estado.

Pela proposta aprovada, os carros de até R$ 70 mil continuarão a ter isenção total de ICMS, conforme ocorre desde 2013.

Para veículos com preço entre R$ 70 mil e R$ 120 mil, a isenção de ICMS será limitada até R$ 70 mil. Ou seja: caso o veículo custe R$ 120 mil, as pessoas com deficiência só terão que pagar ICMS sobre R$ 50 mil, que é a diferença entre R$ 120 mil e R$ 70 mil.

A nova medida terá efeitos retroativos a 1º de janeiro de 2024.