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Efeito Madonna: Rio vive dias de Réveillon fora de época e retorno financeiro já começou

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Foto: Reprodução / Governo do Estado do RJ

O mega show da cantora Madonna neste sábado (04), no Posto 2 da Praia de Copacabana, esquentou o início de maio no Rio, que lembra o animado clima de pré-Réveillon. A vinda da Rainha do Pop mudou a rotina do famoso bairro da Zona Sul e incrementou o movimento do comércio, como o popular Saara, no Centro do Rio.

Com o investimento de R$ 10 milhões do Governo do Estado no show da cantora norte-americana, a expectativa do governador Cláudio Castro é gerar uma movimentação econômica de cerca de R$ 300 milhões.

– É um evento que coloca o Rio em evidência positiva no cenário mundial. Pela grandeza do show e por ser no nosso estado, sabemos que é um momento muito aguardado para os brasileiros e para turistas. É uma vitória do ponto de vista turístico, cultural, e que reforça que o Rio é um lugar ideal para grandes espetáculos. Estamos muito confiantes na execução do nosso planejamento de segurança, repetindo os sucessos do Ano Novo e do Carnaval – afirmou o governador Cláudio Castro.

A Prefeitura do Rio também está investindo R$ 10 milhões em patrocínio com o objetivo de arrecadar um valor 30 vezes maior ao incentivo.  Os reflexos do evento na cidade estão no estudo “Potenciais Impactos Econômicos do Show da Madonna no Rio – 2024”, que leva em consideração os gastos do público com alimentação, transporte, hospedagem e passagem aérea. O levantamento feito pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Econômico (SMDUE) em parceria com a Secretaria de Turismo (SMTUR) mostrou ainda que somente com a arrecadação extra do Imposto Sobre Serviço (ISS) do mês de maio o montante aplicado já será recuperado.

 

Comércio aquecido e empregos temporários

Paulo Moreira, gerente de uma loja de acessórios no Saara, comemora a empolgação dos fãs da cantora. Empreendedor, ele e sua equipe costumam vender itens colecionáveis para fãs de celebridades, como fizeram nos recentes shows da cantora Taylor Swift e do grupo mexicano RBD.

Com a confirmação do show de Madonna, ele apostou em uma alta demanda por roupas e itens que remetem à cantora. Ele já constatou o movimento atípico e positivo com a proximidade do espetáculo, apontando que as vendas nos últimos dias foram superiores ao período de Carnaval, afinal chegaram pedidos de fora do estado e pela internet, da Austrália e dos Estados Unidos.

– Contratamos quatro funcionários temporários para nos ajudar. E teve emprego gerado com a demanda de encomendas. Há pessoas que levam mais de 20 produtos, porque estão comprando para ela e para grupos. Vamos manter a loja aberta até perto da hora do show – afirmou.

A animação também é compartilhada por Lucas Helandi, bailarino e morador do Vidigal. Ele foi ao Saara para conferir camisas, canecas, bolsas, leques, bandeiras, entre outros itens personalizados para o evento que remetem à cantora norte-americana.

Entre figurinos similares aos da estrela pop e artigos colecionáveis, o jovem fã se empolgou em poder encontrar algo para se fantasiar no sábado e também guardar como recordação desse momento especial.

– Eu cresci ouvindo a Madonna, a minha vontade de aprender a dançar foi de vê-la performando. Sou apaixonado por vê-la dançando e cantando. Aqui no Saara os preços estão em conta. Tem todos os tipos de camisas, bonés, canecas, bandanas! Quero ir todo caracterizado – diz o artista.

 

Rede hoteleira lotada

A previsão média de ocupação hoteleira registrada é mais de 74%, entre os dias 3 e 5 de maio. Espera-se que essa marca seja de mais de 85% apenas no bairro e entorno da festa. Só no dia 4, Copacabana terá 100% de ocupação, segundo o HotéisRio.

Um desses visitantes é Arthur Medeiros. Fã incondicional da Madonna, o chef de cozinha veio de Brasília para assistir ao show. Em frente ao hotel Copacabana Palace, que hospeda a superestrela, ele tentava captar alguma imagem da cantora e afirma que aproveitará a ocasião para curtir a cidade, visitando pontos turísticos.

– Vou ficar em Ipanema, no Posto 9. Quero ir ao show, mas turistar também, como ir à Urca e ao Cristo Redentor. São pontos turísticos do Rio de Janeiro, que eu sempre gosto de visitar. Estou sentindo a cidade bem segura. Já vim para o Ano Novo e adorei. Estou bem ansioso com o show – afirmou Arthur.

 

Segurança no entorno

A operação especial de segurança começou no dia 29 de abril e vai até o dia 6 de maio. A Polícia Militar já realiza um patrulhamento ostensivo, envolvendo 3,2 mil agentes, 64 viaturas, 65 torres de observação, dois drones com tecnologia para reconhecimento facial, além de câmeras.

O Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) Móvel estará baseado na Praça do Lido para apoiar as operações. Haverá bloqueios em 18 áreas do bairro e 18 pontos de revista espalhados pelas ruas adjacentes ao palco. Para Gracy de Jesus Ramos Delgado, moradora de Copacabana, a segurança no entorno do bairro foi aprovada, pois o esquema é similar ao aplicado na festa do Ano Novo.