Ouça agora

Ao vivo

Reproduzir
Pausar
Sorry, no results.
Please try another keyword
Prefeitura do Rio e Firjan oferecem 314 vagas gratuitas de qualificação profissional 
Empregos
Prefeitura do Rio e Firjan oferecem 314 vagas gratuitas de qualificação profissional 
Leme tem nova falha em rede elétrica cinco meses após apagão
Rio de Janeiro
Leme tem nova falha em rede elétrica cinco meses após apagão
Receita Federal destrói 14 toneladas de perfumes e cosméticos apreendidos no porto de Itaguaí
Geral
Receita Federal destrói 14 toneladas de perfumes e cosméticos apreendidos no porto de Itaguaí
STF adia julgamento sobre vínculo entre motoristas e aplicativos
Brasil
STF adia julgamento sobre vínculo entre motoristas e aplicativos
Coronel Marcelo Corbage é exonerado do comando do Bope
Estado
Coronel Marcelo Corbage é exonerado do comando do Bope
Praia do Flamengo recebe desafio de vôlei sentado com participação de paratletas da Seleção Brasileira
Rio de Janeiro
Praia do Flamengo recebe desafio de vôlei sentado com participação de paratletas da Seleção Brasileira
Eduardo Paes visita o Porto do Açu e participa de reuniões políticas no Norte Fluminense
Política
Eduardo Paes visita o Porto do Açu e participa de reuniões políticas no Norte Fluminense
2804-prefni-banner-saedas-728x90
2804-prefni-banner-saedas-728x90
previous arrow
next arrow

Operação Lei Seca no Estado do Rio já evitou 300 mil acidentes de trânsito

Siga-nos no

Foto: Divulgação/Operação Lei Seca

A Operação Lei Seca completou nesta segunda-feira (19) o 15º aniversário da promulgação da lei que decretou a tolerância zero para a combinação álcool e direção. Foram promovida em diversos pontos do estado, atividades educativas, com o objetivo de conscientizar os motoristas sobre a redução do número de acidentes provocados pela bebida.

No ano de 2022, 34.181 condutores foram flagrados dirigindo bêbados, uma média de 93 motoristas por dia. Desde o começo da operação, o número já alcaçou 281 mil condutores flagrados.

Desde o começo da Operação Lei Seca, a fiscalização já abordou mais de 4 milhões de motoristas. Isso significa que quase sete entre 10 condutores habilitados pelo Detran-RJ já realizaram os testes com o bafômetro.

De acordo com o Secretário de Estado de Governo, Bernardo Rossi, o estado vem avançando no aprimoramento das ações fiscalizatórias.

– Avançamos bem na fiscalização nestes 15 anos. A Lei Seca do Rio é a pioneira na fiscalização e um exemplo no Brasil. E o Governo do Estado está investindo para aprimorar ainda mais o trabalho das equipes nas ruas. Além das ações votantes e das motopatrulhas, este ano deve adquirir um drone com equipado com câmeras com lentes potentes e capazes de auxiliar mostrando rotas de fuga de motoristas nas blitzes, troca de condutores e a condição real do veículo a ser abordado –  declarou.

A Secretaria de Estado de Governo aponta que a fiscalização da Lei Seca tenha evitado 300 mil acidentes de trânsito no Rio de Janeiro e poupado 30 mil vidas com as ações nas estradas ao longo de todos esses anos.

 

Ação educativa em Niterói 

A principal ação realizada nesta segunda-feira foi no terminal de barcas de Niterói, onde os agentes vítimas de acidentes de trânsito, atuam junto à população para conscientizar os motoristas a nunca dirigir depois de beber.

A escolha de Niterói é para ajudar na redução dos índices de alcoolemia. Ao lado do município do Rio, a cidade desponta com um aumento no registro de motoristas flagrados dirigindo sob o efeito do álcool. No levantamento divulgado no começo do ano pela Secretaria de Estado de Governo, Niterói registrou a maior taxa de alcoolemia numa operação: passou dos 50% de motoristas punidos em relação a todos os fiscalizados.