Ouça agora

Ao vivo

Play
Pause
Sorry, no results.
Please try another keyword
Forte chuva atinge diversas regiões no estado do RJ
Destaque
Forte chuva atinge diversas regiões no estado do RJ
Intel perde valor e é superada por rivais históricos
Tecnologia
Intel perde valor e é superada por rivais históricos
Botafogo tenta contratar atacante iraniano da Inter
Botafogo
Botafogo tenta contratar atacante iraniano da Inter
Pedrinho cogita renúncia e diz: “Saio agora, sem problema”
Esportes
Pedrinho cogita renúncia e diz: “Saio agora, sem problema”
Poatan x Ankalaev: revanche será no UFC 320 em Las Vegas
Esportes
Poatan x Ankalaev: revanche será no UFC 320 em Las Vegas
Wesley se despede do Flamengo rumo à Roma
Esportes
Wesley se despede do Flamengo rumo à Roma
Lavega vive incerteza no Flu e Peñarol nega interesse
Esportes
Lavega vive incerteza no Flu e Peñarol nega interesse

Márcio Canella lidera com folga corrida pela Prefeitura de Belford Roxo

Siga-nos no

Foto: Divulgação

Pesquisa Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria) encomendada pela Rádio Tupi mostra Márcio Canella (União) como favorito para vencer a disputa pela Prefeitura de Belford Roxo, na Baixada Fluminense, com 52% das intenções de voto. O levantamento foi realizado entre os dias 23 e 25 de setembro de 2024.

Além da liderança de Márcio Canella, o estudo também revela que Matheus do Waguinho (Republicanos) conta com 27% das intenções de voto, seguido por Marquinho da Farmácia (MDB), com 3%, e Vinicius Cranio (PSOL), com 2%. Assis Freitas (PSB) aparece com 1%.

O percentual de eleitores que afirmam que votarão em branco ou anularão o voto chega a 9%, enquanto 7% ainda não sabem em quem votar.

  • Márcio Canella (União): 52%
  • Matheus do Waguinho (Republicanos): 27%
  • Marquinho da Farmácia (MDB): 3%
  • Vinicius Cranio (PSOL): 2%
  • Assis Freitas (PSB): 1%
  • Branco/Nulo: 9%
  • Não sabe/Não respondeu: 7%

O Ipec informa que soma dos percentuais pode não totalizar 100% em decorrência de arredondamentos.

Segundo a pesquisa, 77% dos eleitores declararam que já têm sua escolha definida, enquanto 21% afirmam que ainda podem mudar de opinião até o dia da eleição.

Com uma ampla vantagem sobre o segundo colocado, Matheus do Waguinho, que tem 27%, a possibilidade de Márcio Canella ser eleito já na primeira fase da eleição é alta.

 

Intenção de voto espontânea

Quando questionados de forma espontânea — sem a apresentação dos nomes dos candidatos — Márcio Canella também lidera com 43% das menções, seguido por Matheus do Waguinho, com 23%. Os demais candidatos apresentam percentuais menores, enquanto 13% indicaram a intenção de votar em branco ou nulo, e 17% dos entrevistados preferiram não opinar.

 

Rejeição de candidatos

No quesito rejeição, Matheus do Waguinho é o candidato com maior índice, sendo rejeitado por 35% dos eleitores. Márcio Canella possui 20% de rejeição, enquanto Vinicius Cranio, Assis Freitas e Marquinho da Farmácia registram, respectivamente, 16%, 15% e 13% de rejeição.

 

Expectativa de vitória

Independentemente da intenção de voto, 56% dos eleitores acreditam que Márcio Canella será o próximo prefeito de Belford Roxo. Já Matheus do Waguinho é citado por 29% dos eleitores como possível vencedor, enquanto os outros candidatos não ultrapassam 1% de expectativa de vitória.

 

Avaliação da administração atual

A pesquisa também avaliou a atual gestão do prefeito Waguinho Carneiro. Segundo o levantamento, 36% dos entrevistados avaliam a administração como “ótima ou boa”, enquanto 32% a consideram “regular” e 28% classificam como “ruim ou péssima”. A aprovação do governo é praticamente dividida, com 45% de aprovação e 44% de desaprovação.

 

Problemas enfrentados pela população

Entre as principais preocupações dos moradores de Belford Roxo, a saúde lidera com 60%, seguida pela segurança pública (47%) e educação (37%). Outras áreas críticas apontadas foram a limpeza pública (24%), geração de empregos (17%) e rede de esgoto (17%).

A pesquisa foi realizada com 600 eleitores de Belford Roxo, com margem de erro de 4 pontos percentuais para mais ou para menos e nível de confiança de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Regional Eleitoral sob o protocolo RJ-06914/2024.