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Pequenas e médias empresas online do Estado do Rio faturaram mais de R$ 88 milhões no terceiro trimestre de 2024

Total de produtos vendidos no período foi de 1,6 milhão, representando um crescimento de 45%
Foto: Reprodução

Pequenas e médias empresas online fluminenses faturaram mais de R$ 88 milhões no terceiro trimestre de 2024, que representa aproximadamente 49% a mais que o registrado no mesmo período do ano anterior. Os dados são da Nuvemshop, plataforma de e-commerce líder na América Latina, que considerou, para a análise, as vendas realizadas de 1º de julho a 30 de setembro de 2023 e 2024, de sua base de lojistas fluminenses.

“O empreendedorismo digital é um modelo de negócio que tem crescido significativamente e, com ele, crescem também as contribuições para a economia e para a melhoria da qualidade de vida da população. O setor gera muitas oportunidades de negócios, emprego e renda, e incentiva a inovação e a concorrência, desempenhando um papel importante no desenvolvimento social e econômico. Por isso, desde o início de nossa gestão priorizamos a execução de ações e políticas públicas que estimulem quem quer empreender no estado, e os resultados estão aí”, afirmou o governador Cláudio Castro.

De acordo com o levantamento, o total de pedidos realizados no período foi de 400 mil, um montante 50% maior que o registrado em 2023, com um ticket médio de R$ 220,90. Já em relação aos produtos comercializados, houve um aumento de 45%, resultando em 1,6 milhão.

“O crescimento das vendas do varejo on-line de empresas fluminenses comprova não apenas a qualidade dos produtos e serviços do estado, mas também a confiança dos consumidores na expansão da economia fluminense”, avalia a secretária interina de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, Fernanda Curdi.

Os segmentos que mais faturaram no Rio de Janeiro foram Moda (R$ 31 milhões), Acessórios (R$ 10,2 milhões) e Joias (R$ 4 milhões). Em relação aos meios de pagamento, o Pix lidera e representa 46,5% de todos os pedidos pagos, seguido pelo cartão de crédito (46%).

“O e-commerce tem sido uma grande porta de entrada para quem deseja ingressar no universo do empreendedorismo, e é um dos setores responsáveis pelo impulsionamento do varejo nacional nos últimos anos”, pontua Luiz Natal, gerente de desenvolvimento de plataforma da Nuvemshop.