O presidente Lula afirmou em uma rede social nesta segunda-feira (07/7) que a defesa da democracia no Brasil é um assunto que “compete aos brasileiros” e que o país não aceita “interferência ou tutela de quem quer que seja”.
Lula não citou, na publicação, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que, mais cedo, fez uma postagem em defesa de Jair Bolsonaro.
“A defesa da democracia no Brasil é um tema que compete aos brasileiros. Somos um país soberano. Não aceitamos interferência ou tutela de quem quer que seja. Possuímos instituições sólidas e independentes. Ninguém está acima da lei. Sobretudo, os que atentam contra a liberdade e o estado de direito”, publicou Lula.
Nesta segunda, na Truth Social, Donald Trump escreveu que Bolsonaro é alvo de perseguição no Brasil. Sem mencionar diretamente as ações judiciais contra Bolsonaro, Trump disse que vai acompanhar de perto o que acontece no Brasil e que o ex-presidente “não é culpado de nada”.
Após a postagem de Trump, Jair Bolsonaro agradeceu ao aliado pela mensagem, que disse ter recebido com “alegria”.
Em dois julgamentos em 2023, o Tribunal Superior Eleitoral tornou o ex-presidente Jair Bolsonaro inelegível por 8 anos, por abuso de poder político e uso indevido de meios de comunicação. Ele também é réu por tentativa de golpe em 2022.