O Vasco da Gama vive um momento delicado na temporada e tenta reagir após mais uma atuação abaixo do esperado. A goleada por 4 a 0 sofrida diante do Independiente del Valle, na terça-feira (15), pela ida dos playoffs da Copa Sul-Americana, expôs novamente as fragilidades defensivas do time.
Diante da crise, a diretoria vascaína analisa reforços, especialmente para o setor defensivo. Um dos nomes que surgiu na pauta foi o do zagueiro paraguaio Fabián Balbuena, de 33 anos, que está livre no mercado após deixar o Dínamo Moscou, da Rússia.
Segundo o jornalista Joel Silva, do portal Colina em Foco, Balbuena foi oferecido ao clube recentemente e já vem sendo avaliado internamente. O jogador é capitão da seleção do Paraguai e conhecido no futebol brasileiro por suas passagens pelo Corinthians, onde teve destaque entre 2016 e 2018, com retorno em 2022.
No início de 2024, Balbuena chegou a ser indicado ao Vasco a pedido do técnico Fábio Carille, mas as negociações não avançaram. Desta vez, o nome recebeu aval dos setores de scout e análise, e agora está sob avaliação do técnico Fernando Diniz.
Com experiência internacional, perfil de liderança e histórico positivo no futebol brasileiro, Balbuena é visto como uma opção viável para tentar conter a pior defesa do Campeonato Brasileiro.