A cantora Preta Gil, dará nome ao circuito de blocos de carnaval, cruzando a Rua Primeiro de Março e a Avenida Presidente Antônio Carlos, no Centro do Rio. A decisão da Prefeitura foi publicada no Diário Oficial do município desta terça-feira.(22/07).
O trajeto do Circuito Preta Gil será o seguinte: concentração na Rua Primeiro de Março, no trecho entre as ruas do Rosário e Ouvidor. O percurso será na Rua Primeiro de Março e Avenida Presidente Antônio Carlos. O o final do cortejo será na Avenida Presidente Antônio Carlos, na altura da Rua Araújo Porto Alegre.
Ainda de acordo com o texto, a regulamentação, organização e coordenação das atividades relativas ao circuito caberá à Riotur. em articulação com a Secretaria Municipal de Cultura, CET-Rio e Guarda Municipal.
Entre as justificativas da prefeitura para a homenagem está o reconhecimento da importância da cantora na retomada da folia de rua no Rio. A cantora e seu Bloco da Preta, criado em 2019, também são citados como uma das expressões do carnaval carioca.
No próprio domingo, a Prefeitura do Rio já havia decretara luto oficial de três dias pelo falecimento da artista. Filha do músico Gilberto Gil e de Sandra Gadelha, Preta nasceu no Rio de Janeiro em 1974.
A cantora Preta Gil morreu no último domingo (20) aos 50 anos, em decorrência de um câncer de intestino, também chamado de câncer de cólon ou câncer colorretal. A doença foi diagnosticada em 2023, quando ela tinha 48 anos. Preta estava nos Estados Unidos, onde fazia um tratamento experimental contra a doença.
O velório de Preta Gil será realizado no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Este era um desejo da própria cantora, como ela demonstrou a familiares ao longo dos últimos meses. A data da cerimônia, no entanto, ainda não está definida, já que é preciso realizar, antes, o traslado do corpo para o Brasil.