A Prefeitura de Paracambi instituiu uma nova medida voltada à promoção da segurança alimentar e ao bem-estar dos estudantes da rede municipal. Nesta segunda-feira (21/07), teve início um programa que passa a fornecer alimentação escolar mesmo durante os períodos de férias e recesso letivo.
A iniciativa beneficia estudantes da rede pública municipal que estejam regularmente matriculados, com frequência igual ou superior a 75%, e em situação de vulnerabilidade socioeconômica, com cadastro ativo no CadÚnico. Famílias que não possuem essa inscrição ativa podem solicitar a participação do aluno, que terá a situação socioeconômica analisada pela Secretaria Municipal de Educação.
A medida foi instalada através da Lei Municipal nº 1.859/2025, aprovada pela Câmara Municipal de Paracambi e sancionada pelo prefeito Andrezinho Ceciliano (PT). “Mais do que um prato de comida, essa lei representa cuidado, dignidade e combate às desigualdades. Porque proteger nossas crianças e enfrentar a fome são prioridades que a gente trata com seriedade”, manifestou o prefeito.
Inicialmente, a alimentação será oferecida em três unidades escolares durante o atual recesso escolar: Escola Municipal Governador Roberto Silveira, a Escola Municipal Hortência Phirro do Valle e o CIEP 499 – Prefeito Nicola Salzano. Essas unidades se localizam nos bairros mais populosos da cidade: Lages, Guarajuba e Centro, respectivamente.
O atendimento será exclusivo para os alunos beneficiários das próprias escolas, com entrada controlada. A alimentação será ofertada das 11h às 12h e destinada apenas aos alunos matriculados na respectiva unidade de ensino. A locomoção dos alunos será de responsabilidade dos pais ou responsáveis.
Esse projeto já foi implementado no município e agora será retomado pela atual gestão de Paracambi. A segurança alimentar de crianças em situação de vulnerabilidade é uma das demandas da população paracambiense, em especial nos períodos de recesso escolar.