O Vasco da Gama enfrenta o Independiente del Valle nesta terça-feira (22), às 21h30, em São Januário, com a missão quase impossível de reverter o placar de 4 a 0 sofrido no jogo de ida dos playoffs das oitavas de final da CONMEBOL Sul-Americana.
Para avançar diretamente às oitavas e enfrentar o Mushuc Runa, o Cruzmaltino precisa vencer por cinco gols de diferença no tempo normal — algo raro na história recente do clube. Desde janeiro de 2015, o Vasco só conseguiu uma vitória com esse placar uma única vez.
Esse feito aconteceu no dia 2 de fevereiro de 2023, quando a equipe goleou o Resende por 5 a 0, em São Januário, pelo Campeonato Carioca. Os gols foram marcados por Léo, Lucas Piton, Gabriel Pec e Pedro Raul (duas vezes).
Daquele elenco, Lucas Piton ainda está no grupo atual, mas não poderá atuar nesta terça-feira. O lateral-esquerdo foi expulso aos 12 minutos do primeiro tempo no jogo de ida e cumpre suspensão automática. Outros atletas presentes naquela goleada — como Puma Rodríguez, Jair, GB e Alex Teixeira — seguem no clube, mas com diferentes disponibilidades para a partida.
Com muitos obstáculos e precisando de um verdadeiro “milagre”, o Vasco contará com o apoio da torcida em casa para tentar reverter o cenário e seguir vivo na competição continental.