A Marquês de Sapucaí vai viver uma verdadeira maratona de Carnaval em 2026. Além da reformulação no sistema de som, que será totalmente reestruturado, conforme revelado recentemente pelo presidente da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa), Gabriel David, os tradicionais ensaios técnicos também passarão por uma mudança significativa no formato e no calendário.
Segundo Gabriel, a Liesa deixará de lado o modelo de ensaios semanais. Em seu lugar, serão promovidas quatro semanas consecutivas de programação oficial na Passarela do Samba, com direito a dois fins de semana de ensaios com som e luz em padrão de desfile, seguidos pelo próprio carnaval competitivo e o Sábado das Campeãs.
“Vamos reduzir o desgaste dos desfilantes e dar mais tempo para as escolas se prepararem nos seus próprios territórios — quadras e ruas. Nos ensaios técnicos na Sapucaí, vamos testar o som duas vezes por escola. Vão ser dois fins de semana seguidos, sempre sexta, sábado e domingo, com quatro escolas por dia. Teremos quatro fins de semana seguidos de carnaval na Sapucaí”, explicou Gabriel.