O Ministério das Mulheres prevê que a primeira Casa da Mulher Brasileira do Rio de Janeiro seja inaugurada em agosto de 2026. Nesta segunda-feira (4), a pasta fez um ato simbólico de início das obras do espaço, em São Cristóvão, na Zona Norte da capital fluminense.
A atividade integrou a programação do Agosto Lilás, mês dedicado à conscientização e ao enfrentamento da violência contra mulheres.
O objetivo da Casa da Mulher Brasileira é reunir serviços de apoio psicossocial, jurídico e policial, para garantir acolhimento e atendimento humanizado a mulheres em situação de violência, como explicou a ministra das Mulheres, Márcia Lopes.
O investimento do governo federal na construção da unidade é de R$ 19 milhões. O terreno foi cedido pela União por meio do programa Imóvel da Gente, coordenado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.
O evento que marcou o início das obras contou com a presença da secretária estadual da Mulher, Heloisa Aguiar. A ideia é ter também ter uma Casa da Mulher Brasileira em Volta Redonda, no Sul fluminense.