Empresários ligados ao Conselho Empresarial da Firjan Caxias e Região participaram, na última semana, de uma visita técnica à unidade Firjan SENAI SESI localizada no Parque Tecnológico da UFRJ. A atividade teve como objetivo apresentar soluções tecnológicas que contribuam para o fortalecimento da indústria fluminense, com foco em inovação, sustentabilidade e competitividade.
Segundo a Firjan, o grupo era composto por representantes de diversos segmentos (como química, óleo e gás, madeira, plástico, logística e educação) e conheceu de perto as possibilidades oferecidas pelo centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), referência nacional no setor.
A unidade visitada integra uma rede de 28 institutos SENAI de inovação e 60 de tecnologia, com mais de 200 laboratórios em operação. Atualmente, mais de 20 mil empresas são atendidas e há 67 projetos em andamento, com diferentes níveis de complexidade tecnológica.
“Nossa intenção com essa visita é ampliar a conexão entre a indústria da Baixada Fluminense e os polos de inovação, fortalecendo a competitividade dos negócios locais”, afirmou a equipe técnica da Firjan Caxias.
Os empresários puderam conhecer áreas como biotecnologia, simulação virtual, inspeção e integridade de materiais, além de tecnologias em fibras e materiais têxteis avançados. Destaque para a planta piloto de fibras químicas e os laboratórios voltados ao tratamento de fio, fibra, fita e malha, que apresentam alto potencial de aplicação prática em diversos segmentos industriais.
De acordo com a entidade, aproximar os setores produtivos da pesquisa científica é uma das estratégias-chave para acelerar o desenvolvimento regional e atrair novos investimentos para a Baixada.