A partir da próxima semana um novo “veranico” deve se instalar sobre o Brasil. O fenômeno deve começar já neste fim de semana, quando o ar frio vai perder intensidade e as tardes voltarão a esquentar em várias regiões do país.
Porém, o fenômeno vai ganhar força a partir de terça-feira (19), quando o calor deve se espalhar pelo Centro-Oeste, Sudeste e até por áreas do Sul, elevando as temperaturas para patamares acima da média de agosto e provocando queda acentuada na umidade do ar.
“Isso vai elevar as temperaturas em São Paulo, Rio de Janeiro e outras áreas, mas calor mesmo, típico de veranico, com vários dias seguidos no inverno de 3 °C a 5 °C acima da média, vai se instalar só na próxima semana, entre terça e quarta-feira, e deve durar até o dia 25, especialmente nas áreas mais centrais do país”, explica César Soares, meteorologista da Climatempo.
Este sábado (16) e o domingo (17) ainda registram manhãs frias em parte do Sul e do Sudeste, com mínimas na casa dos 10 °C em cidades como São Paulo (SP) e Curitiba (PR).
No Rio de Janeiro (RJ), a nebulosidade ainda predomina, mas o tempo abre e a máxima chega aos 24 °C.
No Centro-Oeste, Cuiabá (MT) pode chegar aos 38 °C neste fim de semana, e Goiânia (GO) também deve passar dos 30 °C.
Em Campo Grande (MS), a máxima fica em torno dos 33 °C, com sol forte e umidade relativa do ar em níveis críticos, abaixo de 20% em alguns pontos.
No Nordeste, o tempo segue instável no litoral. Áreas do recôncavo baiano, Sergipe, Alagoas, Pernambuco e Rio Grande do Norte terão pancadas rápidas de chuva, intercaladas com períodos de sol.
Há risco inclusive de chuva mais forte, principalmente na Bahia e no litoral de Pernambuco. Já o interior nordestino mantém o padrão de tempo firme e quente.
No Norte, instabilidades continuam ativas sobre o Amazonas, Roraima e o norte do Pará, com possibilidade de pancadas moderadas a fortes e temporais localizados.
Belém (PA) deve ter máxima de 32 °C, com chuva no fim da tarde. Acre, Rondônia e Tocantins permanecem com sol forte, calor e tempo seco.
☀️VERANICOS: Períodos de mais de quatro dias quentes durante o inverno ou o outono. São dias de temperatura acima de média, tempo seco e pouca chuva. Esses eventos não necessariamente configuram ondas de calor.