Bandidos da Ilha do Governador, na Zona Norte do Rio, tomaram na manhã desta segunda-feira (18/08) vários ônibus e fecharam vias do bairro após uma operação da Polícia Militar com 4 presos e 4 fuzis apreendidos. Moradores relataram um intenso confronto no bairro.
Segundo o Rio Ônibus, 12 ônibus são usados como barricadas. De acordo com o Rio Ônibus, 19 linhas de ônibus estão com desvios na região. Um deles foi incendiado pelos criminosos.
Às 9h30 a Estrada da Cacuia e a Avenida Paranapuan estavam fechadas. As vias levam ao Morro do Dendê, onde a ação policial acontece.
Segundo a PM, a operação é coordenada pelo 17º BPM (Ilha do Governador) e conta com apoio do 22º BPM (Maré) e do 3º BPM (Méier). Os agentes afirmam que já no começo da ação uma granada foi jogada. Ninguém se feriu.
Seis pessoas foram detidas no entorno da comunidade. De acordo com a PM, elas estavam com paus e pedras e a suspeita é que iriam atacar outros ônibus da Ilha. Todos foram levados para a 37ª DP (Ilha).
Funcionários de um restaurante na Estrada da Cacuia correram e tiraram mesas e cadeiras da calçada. Eles temiam que os objetos fossem incendiados. Criminosos também queimaram objetos que estavam em caçambas de lixo.
Segundo a PM, o objetivo da operação é coibir a atuação de criminosos na região e retirar os bloqueios das vias do bairro.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), quatro unidades de saúde, entre clínicas da família e centros municipais de saúde, que atendem a região do Dendê suspenderam as atividades externas, como as visitas domiciliares. O atendimento presencial segue sendo realizado.
Mesmo com o confronto, as Secretarias Municipal e Estadual de Educação informaram que as escolas da região funcionam normalmente.