O Detran RJ estará com o programa Detran Presente no Ciep 135 Afonso Henriques Lima Barreto, em São João de Meriti, nesta quinta-feira (21/8). Os moradores de Meriti e cidades vizinhas poderão tirar documentos como a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) e a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), fazer serviços como transferência de propriedade de veículos e emplacamento, recorrer de multas de trânsito e resolver pendências com o Detran.
O Ciep 135 fica na Avenida Automóvel Club, número 0, no Parque José Bonifácio, em São João de Meriti, próximo ao Hospital da Mulher Heloneida Studart. O atendimento será realizado das 9h às 16h, e os moradores não precisam se preocupar com agendamento, pois serão atendidos por ordem de chegada.
A emissão da primeira via da Carteira de Identidade Nacional (CIN) é gratuita. É necessário que o cidadão leve sua certidão de nascimento ou casamento original e tenha CPF. Sem a certidão não será possível tirar a CIN, mesmo que a pessoa já tenha identidade. Quem não tem mais a certidão precisa antes obtê-la nos cartórios. O documento de identidade atual continua válido até 2032, de forma que os cidadãos não precisam se apressar para tirar a CIN.
Para os serviços de Habilitação – como a renovação ou a segunda via da CNH – é preciso pagar o Duda correspondente. O boleto deve ser retirado no Banco Bradesco e pago até esta quarta-feira (20/8), véspera do atendimento. O pagamento das taxas também é necessário para as vistorias e os serviços relacionados aos veículos. É preciso, também, estar atento à lista de documentos exigidos para a realização de cada serviço. As informações podem ser obtidas no site do Detran RJ (www.detran.rj.gov.br).
O Detran Presente foi criado pelo presidente do Detran RJ, Vinicius Farah, para facilitar a vida dos cidadãos do Estado do Rio. A cada semana, será realizado em um ou mais municípios. “O Detran Presente leva todos os serviços do Detran RJ para mais perto dos moradores. É uma demonstração do compromisso do Governo do Estado de atender as pessoas com o respeito que merecem”, disse Vinicius Farah.
Além de poder tirar ou renovar documentos, os moradores de São João de Meriti e cidades vizinhas serão convidados a participar de ações educativas do Detran RJ e terão acesso à Ouvidoria, ao serviço de recurso de infrações e ao Protocolo, para resolver pendências, como obter a devolução de taxas pagas, dar entrada no pedido de perícia médica ou desistir de categoria na CNH, entre outros.
O atendimento será feito por ordem de chegada, sem necessidade de agendamento. É necessário o pagamento do Duda correspondente ao serviço desejado, exceto para Carteira de Identidade Nacional (CIN), que é gratuita.