O BioParque do Rio retoma suas atividades na quinta-feira (21/08), cumprido o prazo de suspensão temporária das atividades após confirmação de óbitos de animais em decorrência de influenza aviária (H5N1). As 19 aves — 16 galinhas-d’Angola e três pavões — que tiveram o diagnóstico para a doença estavam na área da Savana Africana.
Para celebrar a retomada das atividades, o zoológico — que fica no Parque da Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão, Zona Norte do Rio — preparou uma série de ações. Crianças de até 12 anos têm entrada gratuita até o fim deste mês, em 31 de agosto. No próximo fim de semana, nos dias 23 e 24, o público poderá conferir atrações circenses e atividades educativas sobre a gripe aviária, em parceria com a Superintendência de Defesa Agropecuária.
Além destas atrações, o parque mantém atividades fixas para todas as idades. Entre os brinquedos para as crianças, tirolesa, parquinho e infláveis. O espaço também oferece opções gastronômicas, loja de lembranças e estacionamento próprio.
De acordo com a instituição, a retomada ocorre seguindo todos os protocolos de biossegurança, visando garantir o bem-estar dos animais, visitantes e colaboradores.
“Além de garantir que não houvesse risco à saúde pública, conseguimos assegurar que o retorno das atividades mantivesse o equilíbrio entre lazer, pesquisa científica e cuidado com a biodiversidade. Foi um trabalho feito com transparência, responsabilidade e compromisso com a conservação”, disse o superintendente de Defesa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro, Paulo Henrique Moraes.