Volta Redonda se prepara para receber a Olimpede 2025, considerada a maior olimpíada do Brasil voltada para pessoas com deficiência. O evento, promovido pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel), terá cerimônia de abertura nesta sexta-feira (29/08), na Praça de Esportes Tabajaras (PET), do Clube dos Funcionários, e segue com competições no sábado (30) e domingo (31), na Arena Esportiva Nicolau Yabrudi (Seu Nula), no bairro Voldac.
De acordo com a Smel, a recepção das delegações acontece a partir das 14h30, seguida do desfile dos participantes e do acendimento da pira olímpica às 15h. O público poderá acompanhar toda a programação, que inclui também apresentação musical da Banda Êxtase.
A Olimpede 2025 deve reunir cerca de 2,5 mil pessoas, entre atletas, técnicos e acompanhantes. Os competidores, estimados em 1,3 mil, representam 120 instituições de 50 cidades de três estados (Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais), além do Distrito Federal.
“A Olimpede é um dos eventos que mais nos dão orgulho. São meses de preparação para recebermos todas as delegações com muito carinho e estrutura. Sabemos o quanto é importante para os atletas e suas famílias, pois a inclusão por meio do esporte é fundamental para o exercício da cidadania”, afirmou a secretária municipal de Esporte e Lazer, Rose Vilela.
O prefeito Antônio Francisco Neto afirmou que a Olimpede “reafirma Volta Redonda como referência nacional na promoção do esporte inclusivo, fortalecendo o papel da cidade como capital regional do esporte e da cidadania”.