Macaé recebe neste domingo (31) o 3º Fest Bandas 2025, evento que promete movimentar a Avenida Elias Agostinho, na Imbetiba, a partir das 8h. A programação reúne bandas de diferentes regiões, incluindo Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e o próprio município. O festival integra o calendário oficial de eventos da cidade e contará com premiação em forma de troféus.
Atarvés da Secretaria de Cultura, a prefeitura oferece todo o suporte, segundo explica a responsável pela pasta, Waleska Freire. De acordo com a secretária a iniciativa desempenha um papel importante no fomento à produção artística local, ampliando a visibilidade de grupos que, muitas vezes, não encontram os mesmos espaços de divulgação disponíveis a outras expressões culturais.
“Ao oferecer uma programação diversificada e atrativa, os festivais conseguem atrair um público amplo e variado, incluindo aqueles que talvez não frequentem outros tipos de eventos culturais. Isso ajuda a formar novas plateias e a democratizar o acesso à cultura, criando um ambiente de encontro e troca entre músicos, produtores, técnicos, imprensa e o público. Isso fortalece a rede cultural e a identidade da cidade, abrindo portas para futuras colaborações e projetos”, acredita Waleska.
Alessandro Adolfo, representante da Associação Música e Cidadania, organizadora do festival, destaca que o evento tem como objetivo valorizar as bandas e fanfarras do município, oferecendo ao público a oportunidade de acompanhar apresentações completas fora do contexto dos tradicionais desfiles cívicos. A Associação desenvolve um projeto musical voltado para estudantes da rede escolar da cidade. Mais detalhes, você encontra no instagram: @musicacidadaniamacaerj.