A ProconsBrasil – Associação Brasileira de Procons, elegeu a nova presidência e diretoria neste ano em que o Código de Defesa do Consumidor (CDC) completa 35 anos, consolidando-se como um dos marcos mais importantes da cidadania brasileira.
Renata Ruback, presidente do Procon Carioca, é a nova presidente.
“É uma grande honra assumir a presidência da Procons Brasil. Este é um momento de grande responsabilidade e também de enorme compromisso com os consumidores de todo o país. Nossa atuação será pautada pelo diálogo, pela cooperação e pela busca constante de soluções que fortaleçam o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor e ampliem a efetividade do trabalho dos Procons”, destacou a advogada Renata Ruback., nova presidente da ProconsBrasil.
Criada em 1997, a entidade tem como missão fortalecer e integrar os órgãos de defesa do consumidor em todo o território nacional, atuando de forma estratégica no aprimoramento de políticas públicas, inovação em métodos de atendimento e proteção efetiva ao consumidor.
A nova gestão assume com o compromisso de honrar os princípios que nortearam a criação do CDC em 1990: garantir que cada cidadão seja ouvido, respeitado e tenha seus direitos preservados.
Chapa eleita para a gestão 2025/2027 da ProconsBrasil
Presidente – Renata Ruback – Procon Carioca (RJ)
Vice-Presidente – Karen Barros – Procon Maranhão (MA)
1º Secretário – Luiz Orsatti – Fundação Procon São Paulo (SP)
2º Secretário – Maria Zélia Lopes – Procon Marabá (PA)
1º Tesoureiro – Letícia Coelho – Procon Espírito Santo (ES)
2º Tesoureiro – Jaiderson Rivarola – Procon São José dos Pinhais (RS)
Entre os desafios da nova gestão está a necessidade de manter a defesa do consumidor em sintonia com as transformações do mercado e das relações de consumo, cada vez mais impactadas pela tecnologia, pelo comércio digital e por novas práticas de consumo.
“Estamos comprometidos em trabalhar de forma transparente, técnica e participativa, para que possamos não apenas enfrentar os desafios atuais, mas também antecipar as novas demandas que surgem em um mercado em constante transformação. Nossa missão é clara: fortalecer a defesa do consumidor brasileiro e assegurar que a confiança, o respeito e a justiça estejam sempre no centro das relações de consumo”, concluiu a presidente.
No marco dos 35 anos do Código de Defesa do Consumidor, a posse reafirma o papel da ProconsBrasil como instância de integração e fortalecimento do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor e como guardiã dos direitos dos cidadãos.