Nos dias 12 e 13 de setembro, a Região dos Lagos do Rio de Janeiro recebe o Festival Raízes – Cultura Quilombola e Antirracista. No primeiro dia, o evento será no Quilombo da Caveira, em São Pedro da Aldeia, e o Quilombo de Botafogo, em Cabo Frio, sediará a programação do dia 13. O público pode se inscrever para transporte gratuito do Centro de São Pedro da Aldeia até os quilombos e contará com estruturas e serviços de acessibilidade como banheiros adaptados, audiodescrição e intérpretes de Libras. Toda a programação é gratuita.
O Festival Raízes – Cultura Quilombola e Antirracista tem o objetivo de aproximar as comunidades quilombolas, escolas, professores, estudantes e turistas em um espaço de diálogo e celebração das raízes tradicionais dos quilombos. Para fortalecer a resistência cultural e dar visibilidade ao patrimônio cultural afro-brasileiro, o evento produzirá rodas de samba, oficinas de jongo e carimbó e destaca o IV Seminário de Educação Escolar Quilombola e Antirracista.
Programação
12 de setembro – Quilombo da Caveira (São Pedro da Aldeia)
-
IV Seminário de Educação Escolar Quilombola e Antirracista (mesas de debate, apresentações culturais e oficinas educativas).
-
Exposições com participação de estudantes e expositores locais.
13 de setembro – Quilombo de Botafogo (Cabo Frio)
-
Oficinas de jongo, carimbó, corporeidade e memória.
-
Roda de samba com artistas da região.
-
Feira de expositores com artesanato, literatura e gastronomia quilombola.
-
Espaço infantil com atividades lúdicas.
-
Apresentações culturais de artistas quilombolas e convidados.