O Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e Acidentes Ferroviários (GPIAAF) de Portugal divulgou um relatório preliminar do acidente envolvendo um bondinho do Elevador da Glória – uma atração turística tradicional de Lisboa.
O descarrilamento do Elevador da Glória, que vai da Praça dos Restauradores ao Bairro Alto, ocorrido na última quarta-feira (03/09), foi causado pela “desconexão do cabo entre as duas cabines”, aponta o documento. Ainda segundo o comunicado, nenhuma anomalia no cabo foi detectada.
Entre moradores e turistas, pelo menos 16 pessoas morreram na tragédia e outras 21 ficaram feridas. Há três brasileiros entre os feridos.
A polícia confirmou as nacionalidades das 16 vítimas, após elas passarem pelo Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses:
O elevador da Glória, construído em 1864, é uma das principais atrações turísticas de Lisboa e transporta anualmente mais de três milhões de passageiros. São 265 metros de calçada, com uma inclinação de cerca de 17% e, apesar do pequeno percurso, passa pelas principais regiões, ruas e pontos turísticos da cidade.