Antes de mais nada, o Flamengo iniciou negociações para renovar o contrato de Filipe Luís. O treinador, um dos nomes mais importantes de sua história recente, tem contrato válido até 31 dezembro de 2025.
A Agência RTI Esporte apurou que a proposta apresentada pela diretoria prevê vínculo até dezembro de 2026, com possibilidade de renovação automática por mais um ano, até o fim de 2027. O treinador, no entanto, ainda não deu resposta definitiva.
Duas duas fontes ligadas ao estafe do técnico indicam que Filipe Luís deve apresentar uma contraproposta nas próximas semanas. O foco principal será ajustar detalhes financeiros e condições de desempenho que garantam segurança ao comandante.
O técnico, por sua vez, avalia não apenas o aspecto financeiro. Aos 40 anos, Filipe Luís pondera sobre investimentos no departamento de futebol, na renovação de contrato de jogadores e principalmente na chegada de reforços.
Ainda segundo apurou a reportagem, José Boto, diretor esportivo do Flamengo, trabalha com cautela. O português pretende manter a espinha dorsal da equipe e, ao mesmo tempo, controlar a folha salarial pensando em reforços para 2026.
Filipe Luís é visto como símbolo de liderança para os jogadores do elenco principal e também como mentor para jovens da base. Apesar da boa relação, as partes ainda precisam chegar a um consenso financeiro.
O presidente do Flamengo, Luiz Eduardo Baptista, sinalizou que deseja seguir com o trabalho do treinador. Nos bastidores, a expectativa é de que o desfecho seja positivo. Tanto o clube quanto o jogador demonstram interesse na continuidade.
Quantos títulos Filipe Luís conquistou pelo Flamengo?
Desde que chegou em 2019, Filipe Luís se consolidou como peça fundamental em conquistas históricas. O ex-jogador conquistou a Copa Libertadores da América, Recopa Sul-Americana, Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil, Supercopa do Brasil e Campeonato Carioca.
Em 2024, iniciou a carreira de treinador nas divisões de base do clube. Logo após conquistar a Copa Intercontinental Sub-20, Filipe Luís acabou sendo convidado pela diretoria para assumir o time profissional. Ele chegou para o lugar de Tite que acabou sendo demitido.
Desde então, o técnico não parou de empilhar taças pelo Flamengo. Ele venceu a Copa do Brasil (2024), a Supercopa do Brasil (2025) e o Campeonato Carioca (2025). Atualmente, seu time é o líder da Série A do Campeonato Brasileiro e conseguiu classificação para as quartas de final da Copa Libertadores da América.
*Reportagem: Wilson Pimente/ Agência RTI Esporte