O deputado Alexandre Knoploch (PL), presidente da CPI das Câmeras da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), anunciou que, na próxima segunda-feira (15/09), a comissão ouvirá alguns dos principais ladrões de carros do estado. As escutas serão feitas dentro de unidades prisionais.
A declaração foi dada durante a quarta oitiva da CPI, realizada nesta segunda-feira (8/09). A comissão também está investigando associações, seguradoras e recuperadoras de veículos que atuam no Rio de Janeiro.
Entre os convocados estão Vinicius Sebastian dos Santos Catrinck, o “Capetão”; Thiago Fernandes Virtuoso, o “Tio Comel”; Gildásio Esteves Lima; Luciano da Silva Teixeira, conhecido como “Sardinha da CDD”; e Jefferson Dias Lino, apelidado de “Rouba Cena”.
A CPI das Câmeras também determinou a condução coercitiva da representante da associação de proteção veicular Pontual Clube de Benefícios. Carla Conceição Barbosa, sócia-adiministradora, foi convocada, mas não compareceu à reunião e também não enviou outro representante.
Da mesma forma foi determinada a condução coercitiva de Ronald Nazário da Silva, presidente da Mais Prime Clube de Benefícios, outra associação investigada no âmbito da CPI das Câmeras, que não compareceu à reunião desta segunda-feira, apesar de ter sido convocada.
Na última reunião do dia 25 de agosto, já havia sido determinada, por unanimidade, a convocação de todas as cooperativas e associações que não compareceram. Das 449 que atuam sem regulamentação no estado, 21 foram convidadas, mas algumas não enviaram representantes.
Além de Knoploch, a CPI das Câmeras conta com Marcelo Dino (União) como vice-presidente e Filippe Poubel (PL) como relator. Os membros titulares são Rodrigo Amorim (União) e Luiz Paulo (PSD), e os suplentes incluem Alan Lopes (PL), Renan Jordy (PL), Professor Josemar (PSOL), Thiago Rangel (Avante) e Sarah Poncio (SDD).