Antes de tudo, o Flamengo não conseguiu reforçar o setor ofensivo com o centroavante. A janela de transferências fechou no último dia 2 de setembro com Emerson Royal, Saúl Ñíguez, Jorge Carrascal e Samuel Lino.
Com isso, Filipe Luís ganhou opções para a lateral-direita, volante, meia-central e ponta-esquerda. Na nova formatação do elenco, o espanhol Saúl se juntou ao também experiente Jorginho. Enquanto Erick Pulgar de recupera de cirurgia no pé direito, a dupla passou a ser titular na proteção à zaga.
No caso da lateral-direita, Emerson Royal disputa vaga com Guillermo Varela, permitindo ao treinador alternar escalações, uma vez que o uruguaio também atua com segurança pela esquerda. Opção pelos lados de campo, Filipe ganhou uma joia: Samuel Lino, que se firmou como titular logo no primeiro mês no clube.
O ex-jogador do Atlético de Madrid ganhou a disputa do Everton Cebolinha e tornou Michael dispensável. Samuel Lino jogou nove partidas pelo Flamengo, marcou dois gols e ainda contribuiu com quatro assistências.
O problema da equipe é um centroavante, desde a saída do Gabigol. A primeira tentativa foi Juninho Vieira, que chegou com condição de titular. O ex-jogador do Qarabag FK teve a chance enquanto Pedro completava o ciclo de reabilitação de cirurgia no joelho. Todavia, não rendeu o esperado.
A outra opção é o jovem Wallace Yan, de 20 anos. Os atacantes Gonzalo Plata e Bruno Henrique já se revezaram como falso 9. Eles, aliás, tiveram bom desempenho na função sempre que foram acionados por Filipe Luís.
Juninho Vieira pode ser negociado?
Atualmente, enquanto a diretoria espera uma proposta para negociar em definitivo o jogador e Bruno Henrique está punido, ele poderá ter nova chance. A Agência RTI Esporte pode apurar que o jogador está bem fisicamente. Dessa forma, não jogar é exclusivamente por opção da comissão técnica.
Por fim, Juninho Vieira jogou até hoje 27 partidas pelo Flamengo e marcou três gols, desde que chegou em 15 de janeiro de 2025. Como curiosidade, pelo Qarabag, do Azerbaijão, o camisa 23 jogou 81 partidas, marcou 41 gols e ainda contribuiu com 16 assistências.
*Reportagem: André Luiz Costa/ Agência RTI Esporte