Antes de mais nada, o Beroe, da Bulgária, acertou a contratação do volante Caio Lopes. O jogador de 24 anos, revelado pelo Vasco, estava disponível no mercado da bola após deixar o CD Arenteiro, da Espanha, que disputa a Terceira Divisão.
A Agência RTI Esporte apurou que Caio Lopes assinou contrato de duas temporadas, ou seja, até junho de 2027. O acordo, aliás, prevê a extensão do vínculo por mais um ano. Para que o termo aditivo seja acionado, ele terá de cumprir metas pré-estabelecidas.
Com características de organização e bom passe, a cria do Vasco chega com a expectativa de se adaptar rapidamente ao Leste Europeu. A Liga Búlgara, embora menos badalada, tem servido de vitrine para atletas que buscam se projetar em mercados mais competitivos da Europa.
O clube não faz boa campanha no campeonato local. O Beroe venceu apenas um jogo em seis jogos e ocupa a modesta 10ª colocação. A chegada de Caio Lopes faz parte de um plano de renovação para subir de patamar técnico do elenco.
Ainda segundo apurou a reportagem, Caio Lopes recebeu propostas de clubes da Bélgica, Chipre, Grécia e Polônia. No entanto, rechaçou as ofertas porque tinha negociações avançadas para defender o Beroe.
O volante, antes de acertar com o Beroe, atuou por Leganés, Ávila e CD Arenteiro, todos da Espanha. Além disso, também teve breve passagem pelo Felgueiras, de Portugal, e soma convocações para as seleções de base do Brasil.
Como foi a passagem de Caio Lopes pelo Vasco?
Antes de tudo, Caio Lopes iniciou a carreia nas divisões de base do Vasco. O jogador, antes de chegar na equipe principal, teve atuações destacadas pelas equipes Sub-15, Sub-17, Sub-20 e Sub-23 do Gigante da Colina.
Em 2020, o meio-campista chegou ao time principal através do técnico Vanderlei Luxemburgo. Pelo Clube de São Januário, disputou 21 partidas e marcou 1. Em 2021, deixou o Vasco para defender o Leganés, da Espanha.
*Reportagem: Wilson Pimentel/ Agência RTI Esporte