O projeto Caravana + Qualifica Rio iniciou sua passagem pela Baixada Fluminense após percorrer os municípios do Centro-Sul Fluminense, levando capacitação profissional e estímulo ao empreendedorismo para mulheres em busca de novas oportunidades. E nesta semana está e Duque de Caxias.
A iniciativa, idealizada pelo Instituto Brasileiro de Responsabilidade Socioambiental, Ciência, Tecnologia e Inovação (IBRATEC), já impactou mais de 3 mil mulheres no estado do Rio de Janeiro.
Até agora, a Caravana passou por outras sete cidades fluminenses, reunindo mais de 3.140 mulheres em oficinas, palestras e capacitações voltadas para geração de renda e autonomia econômica.
O município de Queimados foi o primeiro a receber a Caravana e registrou o maior número de participantes entre todas as cidades já impactadas pelo projeto. Ao todo, 832 mulheres participaram dos cursos oferecidos pelo projeto. A Caravana leva cursos de Empreendedorismo Feminino, Empreendedorismo para Delivery, Maquiagem, Tranças e Inclusão Digital, com aulas em um caminhão-escola. As participantes recebem certificado emitido pela UniRio.
Entre as participantes, 1.689 declararam não estar trabalhando, 425 atuam em empregos formais, 396 em atividades informais eventuais e 310 em trabalhos informais fixos. Os números reforçam a urgência de políticas e ações que fortaleçam a autonomia das mulheres, especialmente nas regiões mais vulneráveis.
A carreta da Caravana + Qualifica Rio fica em Duque de Caxias até o dia 12 de setembro, na Associação de Moradores Tiele da Gaete, na Vila Leopoldina, com cursos e oficinas sendo realizadas das 09h às 17h. As mulheres interessadas podem se inscrever através do link.