Antes de tudo, a pausa na Data Fifa ajudou o lateral-direito Emerson Royal, do Flamengo. Durante o período de jogos da Seleção Brasileira, ele aproveitou para aprimorar sua condição física e se recondicionar após lesão no tornozelo.
Com a recuperação avançando positivamente, ele se prepara para disputar a posição com Guillermo Varela. Como o uruguaio retornou da Seleção com pubalgia, é dúvida para o jogo contra o Juventude, no Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul.
Desde sua chegada ao Flamengo, Emerson Royal disputou cinco partidas, sendo titular em três delas: Ceará, Mirassol e Internacional. Neste jogo contra o Colorado, ele sofreu entorse no tornozelo esquerdo e não reuniu condições de retornar para o segundo tempo, no dia 13 de agosto.
Apesar do problema clínico, ele ficou apenas um jogo fora da equipe, voltando a constar na convocação do terceiro dos três jogos em sequência contra o Internacional. Entretanto, nesse confronto de volta pelas oitavas de final da Copa Libertadores da América, e no seguinte contra o Vitória, Emerson Royal ficou no banco.
Emerson Royal já voltou a jogar pelo Flamengo
O camisa 22 voltou a jogar nos minutos finais no empate por 1 x 1 com o Grêmio, no Maracanã, dia 31 de agosto, antes da parada para os jogos das Eliminatórias. Portanto, livre da lesão no ligamento central do tornozelo esquerdo, está pronto para voltar à formação titular.
O lateral direito Emerson Royal foi uma das quatro contratações do Flamengo na janela 2 de transferências internacionais. O clube carioca adquiriu seus direitos econômicos por 9 milhões de euros (aproximadamente R$ 58 milhões), divididos em três parcelas anuais.
Em suma, a disputa pela titularidade entre Emerson Royal e Varela promete ser acirrada, com ambos buscando contribuir para o sucesso do Flamengo nas competições. Contudo, a decisão sobre quem iniciará o jogo contra o Juventude dependerá da avaliação final da comissão técnica. Como Varela se queixa de dores na região do púbis, a tendência é de ficar fora do jogo deste domingo.
*Reportagem: André Luiz Costa/ Agência RTI Esporte