Antes de mais nada, a final da Copa Sul-Americana será em Assunção, no Paraguai. Desse modo, a informação foi confirmada pela Conmebol, no começo da tarde desta quinta-feira,11. Antes a grande decisão estava marcada para o Estádio Ramón Aguilera, na Bolíva.
Contudo, após inspeções realizadas pela Conmebol, ficou constado que o local não apresentavas as condições exigidas pela entidade para a disputada da decisão da segunda competição mais importante da América do Sul. Assim, a expectativa é que a partida única seja disputada no Estádio Defensores del Chaco.
Vale recordar que a final da Copa Sul-Americana de 2024, entre Cruzeiro e Racing, também foi disputada em Assunção. Contudo, o confronto aconteceu no Estádio General Pablo Rojas, que pertence ao Cerro Porteño.
Na disputa de 2025, Fluminense e Atlético-MG seguem como representantes do futebol brasileiros. As equipes estão classificadas para a fase quartas de final. O Fluminense terá o Lanús pela frente, enquanto o Galo enfrentará o Once Caldas, da Colômbia. As equipes brasileiras só podem se encontrar numa eventual final.
Conmebol confirma final em Assunção
A CONMEBOL informa que, apesar dos esforços, a última inspeção técnica do estádio “Tahuichi” Ramón Aguilera, em Santa Cruz de la Sierra, revelou dados desanimadores quanto ao cumprimento dos prazos e cronograma de obras e melhorias, em preparação para sediar a final da CONMEBOL Sul-Americana de 2025.
Diante dessas circunstâncias, a CONMEBOL decidiu transferir a sede da final da CONMEBOL Sul-Americana para Assunção, Paraguai, na mesma data prevista. A nova designação segue o protocolo estabelecido para finais únicas, que estipula que, caso seja necessária uma mudança de sede, a cidade da edição anterior será escolhida, por já possuir infraestrutura e experiência. As discussões com o Governo do Paraguai e a Associação Paraguaia de Futebol (APF) já foram iniciadas para coordenar os esforços organizacionais.
O relatório técnico é conclusivo ao estabelecer que não há mais tempo para concluir as obras, o que significa que todos os prazos razoáveis foram cumpridos. O objetivo da mudança é preservar a alta qualidade da final da CONMEBOL Sul-Americana e cumprir com excelência o compromisso assumido pela CONMEBOL com os torcedores, os clubes participantes e as empresas e marcas associadas.
É importante esclarecer que a CONMEBOL continuará investindo e melhorando o Estádio Ramón Aguilera “Tahuichi” para os próximos torneios. A Federação Boliviana de Futebol (FBF) já manifestou interesse em sediar a final da CONMEBOL Sul-Americana de 2027.