Primeiramente, o Flamengo venceu o Juventude por 2 a 0 na tarde deste domingo, 14, em Caxias do Sul, encerrando um tabu de 28 anos sem vitória fora de casa. Os gols foram de De Arrascaeta e Emerson Royal, com destaque para a assistência de Saúl Ñíguez.
O meia espanhol viajou especialmente para jogar, após acompanhar o nascimento de seu terceiro filho. O time demonstrou equilíbrio tático, competitividade e inteligência coletiva. O técnico Filipe Luís enalteceu o empenho dos jogadores em um confronto difícil.
“Todos querem treinar e todos competiram ao máximo durante a semana, com um nível muito alto de treinamentos. Falei para eles que, quando você vê essa entrega no dia a dia, percebe um grupo que quer fazer história”, enfatizou.
Por que Filipe Luís optou por Allan e não De La Cruz?
Para Filipe Luís, a escolha de começar o jogo com Allan Souza em vez de Nicolás De La Cruz foi pensada no plano de jogo e nas características do Juventude. Ele explicou que a decisão também considerou a sequência de jogos e a necessidade de preservar atletas importantes,.
“A escolha foi pelo que eu acreditava que ia acontecer contra o Juventude. Foi observando a forma como eles se comportaram nos jogos anteriores e o que melhor se encaixava como característica. Depois, também considerei o (Nicolás) De La Cruz. Espero sempre ver a melhor versão dele”, disse antes de prosseguir:
“Ele teve duas semanas para treinar, mas a concorrência é grande, Eric (Pulgar) e Jorginho vão voltar. Allan vem em grande fase e Everton Araújo sempre é confiável. Quem ganha com isso é o treinador, e a minha opção pelo Allan hoje foi estratégica para o plano de jogo”, completou.
Filipe Luís destacou atuação de Emerson Royal?
Filipe Luis também comentou sobre a atuação de reforços que chegaram ao clube no meio do ano, como Emerson Royal e Carrascal. Ele destacou que a comissão técnica trabalhou para integrá-los ao sistema da equipe, oferecendo estrutura e minutos de treino.
Especificamente sobre Emerson Royal, Filipe elogiou seu desempenho, afirmando que a forma de jogar do Flamengo se assemelha à da seleção brasileira. Por isso, o atleta pode compreender rapidamente conceitos táticos e assim potencializar suas características.
“O gol hoje aumenta mais a confiança dele. Eu não tenho dúvida que vai voltar a ficar no radar da seleção, então é muito importante que ele entenda o mais rápido possível”, finalizou o treinador rubro-negro.