Antes de tudo, o atacante Bruno Henrique tem trajetória consolidada na Libertadores, com 56 jogos, 20 gols e 17 assistências. O camisa 27 mantém média de um gol a cada três partidas e 0,30 assistência por jogo, destacando-se pela versatilidade em diversas posições do ataque rubro-negro.
Pela ponta esquerda, sua função mais recorrente, o atacante soma 38 partidas, 15 gols e oito assistências pela competição continental. Como centroavante, disputou 15 jogos, com três gols e uma assistência. Já como meia-esquerda foram quatro partidas, com um gol e uma assistência. Pela ponta direita atuou duas vezes e marcou dois gols, além de uma vez como meia-direita, no empate por 1 a 1 com o Millonarios, em abril de 2024.
Entre os momentos marcantes da carreira, Bruno Henrique conquistou a Libertadores de 2019 jogando aberto pela esquerda, ao lado de Arrascaeta e Gabriel Barbosa. Em 2020, nas oitavas de final, deu assistência para o gol de empate contra o Racing por 1 x 1. No ano seguinte, participou da goleada por 4 x 1 sobre o Defensa y Justicia. A semifinal de 2022 contra o Vélez ficou marcada pela sua ausência devido à grave lesão no joelho.
O duelo desta quinta-feira, 18, será o primeiro de Bruno Henrique contra o Estudiantes vestindo a camisa do Flamengo. Nem mesmo pelo Santos enfrentou o clube argentino de La Plata. A expectativa é que o atacante esteja à disposição para o confronto pelas quartas de final da Libertadores.
E pelo Brasileirão, Bruno Henrique pode jogar?
O atacante está liberado para atuar pelo Campeonato Brasileiro graças a uma liminar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). A entidade acolheu a preliminar de prescrição, permitindo sua escalação até o julgamento do caso pelo Pleno. A data ainda será marcada.
Por fim, a punição de 12 jogos, imposta pela 1ª Comissão Disciplinar do STJD, vale apenas para competições nacionais. Dessa forma, já o deixaria apto a jogar pela Libertadores. Apesar da liberação, Bruno Henrique não viajou para Caxias do Sul devido a dores musculares após o treino de sábado e seguiu programação de controle de carga.