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DETRO-RJ recolhe 7 ônibus intermunicipais em ação de acessibilidade na Baixada

A operação é batizada de “Todos são passageiros e passageiras”

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Divulgação

Fiscais do Detro-RJ realizaram, na manhã desta terça-feira (16/09), mais uma edição da operação “Todos são passageiros e passageiras”. As equipes estiveram simultaneamente nos terminais rodoviários do Shopping Center de Duque de Caxias, Piabetá (Magé) e Itaguaí. No total, 57 coletivos foram fiscalizados e 10 autos de infração aplicados, resultando no recolhimento de seis ônibus.

Os principais problemas encontrados foram: descumprimento de normas de acessibilidade; ausência ou defeito no sinal sonoro ou luminoso de solicitação de parada; e selo de vistoria vencido ou rasurado.

A operação “Todos são passageiros e passageiras” tem o objetivo de fiscalizar a acessibilidade nos ônibus intermunicipais e a aceitação da gratuidade (Vale Social) para pessoas com deficiência, mobilidade reduzida e doentes crônicos que estejam em tratamento médico. As ações de hoje tiveram a participação de representantes da Comissão da Pessoa com Deficiência da Alerj, da Diretoria da Pessoa com Deficiência da OAB e do Conselho Estadual para Política de Integração da Pessoa com Deficiência – o CEPDE.

Para denunciar irregularidades nos transportes públicos intermunicipais, a Ouvidoria do Detro-RJ está disponível de segunda à sexta-feira, das 9h às 16h, pelo número (21) 3883-4141, ou pelo portal OuvERJ.