A Conmebol divulgou, nesta sexta-feira, 19, que anulou a expulsão do atacante equatoriano Gonzalo Plata. O jogador havia recebido um segundo cartão amarelo durante jogo com o Estudiantes, válida pela fase de quartas de final da Copa Libertadores da América.
No entanto, a Conmebol reconheceu um erro grave do árbitro colombiano Andres Rojas, que apitou a partida. Desse modo, o Flamengo entrou com uma ação junto à entidade Sul-Americana e cobrou um posicionamento a respeito da arbitragem do colombiano
O Flamengo sentiu-se prejudicado durante a partida e, dentre as principais cobranças em relação à Conmebol, exigiu a anulação da expulsão de Gonzalo Plata. A entidade analisou as imagens e detectou um grave prejuízo ao time rubro-negra.
Não apenas no jogo disputado no Maracanã, como também para a partida da volta. Gonzalo Plata é titular da equipe comandada por Filipe Luís e sua ausência no jogo da próxima semana seria também um duro golpe para o Flamengo.
Neste sentido, visando não prejudicar ainda mais o rubro-negro, a Conmebol deciu por anular a expulsão de Gonzalo Plata. Desse modo, o equatoriano está liberado para o jogo da volta e pode até mesmo começar no time titular do Flamengo.
Veja a nota oficial do Flamengo:
O Clube de Regatas do Flamengo informa que a CONMEBOL, por meio de ofício enviado no início da tarde desta sexta-feira (19), retirou a punição aplicada ao atacante Gonzalo Plata em decorrência do segundo cartão amarelo, e consequente expulsão, recebido na partida contra o Estudiantes, realizada na última quinta-feira (18), pela CONMEBOL Libertadores. Com a medida, o atleta encontra-se apto para atuar normalmente no jogo de volta, marcado para a próxima quinta-feira (25), na Argentina.
*Reportagem: Ricardo Oliveira/ Agência RTI Esporte