Neste sábado (20/09), segundo o Alerta Rio, as condições atmosféricas na cidade do Rio de Janeiro serão influenciadas pelo calor e umidade. A previsão é de poucas nuvens na maior parte do dia. Há possibilidade de pancadas rápidas e isoladas de chuva durante a tarde. Os ventos estarão predominantemente moderados, podendo ocorrer rajadas pontualmente fortes. As temperaturas seguem elevadas, com máxima prevista de 36°C.
No domingo (21/09), a nebulosidade estará variada e não há previsão de chuva. Os ventos estarão predominantemente moderados e as temperaturas elevadas. A umidade relativa do ar poderá apresentar valores entre 21% e 30% no período da tarde.
Na segunda-feira (22/09), a previsão é de aumento de nebulosidade ao longo do dia, com pancadas de chuva moderada a forte, acompanhadas de raios a partir da tarde. Os ventos estarão moderados a fortes e as temperaturas elevadas.
Na terça-feira (23/09), a previsão é de céu encoberto com chuva moderada a forte durante a madrugada, passando a fraca a moderada isolada a partir do período da manhã. Os ventos estarão moderados a fortes e as temperaturas em declínio acentuado.
Na quarta-feira (24/09), ventos úmidos seguem atuando e mantendo a nebulosidade variada no Rio e previsão de chuvisco/chuva fraca isolada a qualquer momento. Os ventos estarão moderados. Temperaturas seguem amenas.
Boletim Cemadem – interior do estado
Segundo o boletim da Defesa Civil, não há registros de chuva no estado, nem previsão para este sábado. A temperatura mínima registrada foi de 12,5°C em Petrópolis. Ventos predominantemente fracos a moderados de Nordeste/Noroeste, com rajadas de vento moderado.
O risco de incêndio florestal, por cauda da baixa umidade do ar, é moderado na Região sul fluminense e Costa Verde.
No cenário futuro, a nebulosidade irá variar de céu claro a parcialmente nublado. A temperatura máxima prevista é de 37°C nas regiões Sul Fluminense, Capital, Região Metropolitana e Baixada Fluminense. São esperados ventos fracos a moderados, de Noroeste-Nordeste, com rajadas de vento moderado a forte. A umidade relativa do ar ficará abaixo de 30% na maioria das regiões Sul, incluindo, nesta caso, a Baixada Litorânea.
Em caso de mudança de cenário, a Defesa Civil Estadual atualizará as informações e emitirá os alertas necessários pelas equipes de monitoramento do CEMADEN-RJ.