O Rio de Janeiro voltou a testar ônibus elétricos em linhas municipais após 11 anos sem realizar esse tipo de avaliação. O coletivo, modelo Apache Vip V, chegou à garagem da Auto Viação Tijuca em 4 de setembro e começou a circular com passageiros nas linhas 301 e 302 (Terminal Gentileza–Barra da Tijuca) na semana seguinte. O período de testes durará um mês.
A iniciativa ocorre no momento em que a capital carioca está fora da lista de 70 cidades da América Latina com ônibus elétricos em operação, segundo o E-Bus Radar. No Brasil, 26 municípios já contam com esse tipo de veículo, incluindo nove capitais, com São Paulo liderando a frota.
Os testes vão avaliar autonomia, consumo de bateria e tempo de recarga. A Secretaria Municipal de Transportes publicou resolução que autoriza avaliações de até 30 dias, prorrogáveis por mais um mês, exigindo que os veículos tenham GPS e validadores do Jaé. Os dados coletados deverão ser enviados em até uma semana após o fim da operação.
Segundo a prefeitura, um estudo de modelagem sobre custos e infraestrutura será concluído até o fim do ano. A expectativa é que os primeiros ônibus elétricos cheguem à cidade em 2027, dentro da nova licitação do sistema de transporte, que prevê inicialmente veículos Euro-6 e, em etapas futuras, modelos de energia limpa.