O Flamengo recebeu uma notícia animadora neste sábado, 20, véspera do clássico contra o Vasco, pelo Campeonato Brasileiro. O meia espanhol Saúl participou normalmente do treinamento no Ninho do Urubu e mostrou clara evolução na recuperação de uma pancada no tornozelo esquerdo que vinha causando dores.
Mas essa melhora aumenta as chances de o jogador ser relacionado pelo técnico Filipe Luís para a partida que acontece neste domingo, 21, às 17h30, no Maracanã, pela 24ª rodada da competição. Além disso, a presença de Saúl pode ser um reforço importante para o Flamengo, especialmente em um jogo de tanta rivalidade e peso na tabela.
Embora ainda precise passar por uma última avaliação física, a participação no treino sem limitações indica que ele deve estar disponível para compor o elenco. Além do meia espanhol, o Flamengo acompanha de perto a recuperação de outros atletas importantes. O lateral-esquerdo Alex Sandro, que está fora dos últimos três jogos devido a uma lesão, está progredindo bem.
Além disso, o experiente jogador pode ser relacionado para o clássico. Já o volante Jorginho ainda está em tratamento e a expectativa é que volte apenas para o confronto contra o Estudiantes, pela Copa Libertadores da América, na Argentina. Em entrevista ao canal oficial do Flamengo, Léo Ortiz ressaltou a importância de focar na liderança do Brasileirão e destacou o valor emocional do clássico.
“Cada jogo tem uma importância diferente. Vencer um clássico dentro de casa dá uma motivação extra para o restante da temporada.” Porém, com o apoio da torcida, o Flamengo espera garantir a vitória para seguir firme na luta pelo título brasileiro.
Retrospecto do Clássico
Portanto, Flamengo e Vasco já se enfrentaram 352 vezes em partidas oficiais. O Rubro-Negro leva vantagem no retrospecto, com 141 vitórias contra 105 do Cruz-Maltino, além de 106 empates. Pelo Campeonato Brasileiro, os dois clubes se enfrentaram em 65 ocasiões. O Flamengo venceu 24 vezes, o Vasco levou a melhor em 17 partidas e 24 partidas terminaram em empate.