Antes de mais nada, o Internacional definiu seu principal alvo para assumir o comando técnico: Ramón Díaz. O treinador argentino, de 66 anos, lidera a lista de preferências do Conselho de Gestão. O treinador deixou o Olimpia, do Paraguai, há poucas semanas, após apenas nove partidas.
A Agência RTI Esporte apurou que busca por um novo treinador ganhou força depois derrota para o Grêmio no Campeonato Brasileiro. Isso porque a diretoria colorada entende que é preciso dar uma resposta rápida ao torcedor e busca um nome capaz de liderar a reconstrução no Beira-Rio.
Ramón Díaz é visto como um profissional experiente e com perfil de liderança forte, algo considerado essencial para o momento. No Vasco, conseguiu salvar o time do rebaixamento em 2023 e, no Corinthians, teve passagem marcada por bom relacionamento com o elenco.
Sua experiência no futebol sul-americano, somada à capacidade de mobilizar grupos, agrada aos dirigentes colorados. O treinador não esconde o desejo de voltar ao Brasil. O argentino vê o Internacional como um clube com estrutura e torcida compatíveis com seu estilo de trabalho.
Ainda segundo apurou a reportagem, a negociação ainda está em estágio inicial e depende de ajustes financeiros para avançar. Nos bastidores, a ideia é anunciar o novo técnico o quanto antes, para que ele tente obter vaga na fase preliminar da Copa Libertadores da América.
Apesar do otimismo, o Internacional mantém conversas com outros profissionais, caso o acerto com o argentino não evolua. Odair Hellmann, do Athletico-PR, conta com a simpatia da diretoria e se tornou o Plano B.
Quantos títulos Ramón Dias tem como treinador?
Antes de tudo, Ramón Díaz é o treinador argentino com mais títulos na história. Ao todo, conquistou 17 troféus, incluindo o Campeonato Paulista de 2025 com o Corinthians. Sua carreira também inclui títulos importantes com River Plate (9), Al-Hilal (6) e San Lorenzo (1).
*Reportagem: Wilson Pimentel/ Agência RTI Esporte