O Fluminense iniciou os movimentos pela busca de um novo técnico na manhã desta quarta-feira (24) após Renato Gaúcho entregar o cargo. Ele deixou o clube logo após o empate com o Lanús, da Argentina, que culminou na eliminação tricolor da Copa Sul-Americana.
A Agência RTI Esporte apurou que alguns nomes foram especulados durante a madrugada, e um deles ganhou força nas últimas horas. O presidente Mário Bittencourt tem simpatia pelo técnico Cuca. O dirigente ainda não conversou com o treinador.
Mário Bittencourt realizou os primeiros contatos com Eduardo Uran, empresário do treinador, para conversar sobre a possibilidade de ele assumir o Fluminense. Ainda houve não avanço nas conversas porque o ex-comandante do Atlético-MG só pretende voltar a trabalhar em 2026.
A tendência é que as conversas sigam até pelo menos sexta-feira (26). Recentemente, Cuca recusou ofertas de dois clubes do Oriente Médio, sendo um do Catar e outro dos Emirados Árabes Unidos. Isso porque o treinador não pretende se afastar da família após a morte de se seu irmão, Amauri Stival.
Ainda segundo apurou a reportagem, o Fluminense tem outros dois profissionais listados: Gabriel Milito e Luís Zubeldía. Ambos estão disponíveis no mercado da bola e interessam a seleções da América do Sul.
O primeiro recusou oferta tricolor antes do Mundial de Clubes e negocia com a seleção de Venezuela, enquanto o segundo avalia proposta oficial para comandar a equipe nacional do Peru. Luís Zubeldía, aliás, conta com a aprovação nos bastidores do Fluminense.
Renato Paiva, ex-técnico de Bahia, Botafogo e Fortaleza, foi ligado ao Tricolor das Laranjeiras, mas um representante do profissional negou qualquer contato. Nesse momento, o português deseja voltar a trabalhar na Europa.
Quem assume o Fluminense?
Antes de tudo, Marco Antônio de Oliveira, o Marcão, integrante da comissão técnica permanente, vai comandar o Fluminense interinamente contra o Botafogo, domingo (28), pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Tricolor ocupa a oitava colocação com 31 pontos.
*Reportagem: Wilson Pimentel/ Agência RTI Esporte