A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a apreensão e a suspensão da venda de cafés torrado e moído da marca Câmara, suplementos alimentares da Axis Nutrition e o Whey Isomix Definition da marca Proteus, após fiscalização identificar riscos à saúde. A comercialização, distribuição, fabricação, propaganda e uso desses produtos estão proibidos.
No café Câmara, analisado pelo Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels, foram encontrados fragmentos semelhantes a vidro em um dos lotes, além de irregularidades quanto à origem e registro dos produtos. Todos os lotes da marca estão proibidos.
Quanto aos suplementos da Axis Nutrition, a inspeção realizada entre 15 e 17 de setembro apontou falhas graves nas boas práticas de fabricação, como ausência de responsável técnico, controle inadequado de qualidade da água, falhas no programa de controle de alergênicos e falta de rastreabilidade de matérias-primas e produtos acabados.
No caso do Whey Isomix Definition, a Anvisa identificou que a fabricante Nutrimix A. Suplementos SLU não tinha relação com a produção do suplemento, interrompida desde o início de 2024, e alertou sobre os riscos de consumo de produtos irregulares. A agência recomenda que consumidores denunciem produtos suspeitos à Ouvidoria ou Central de Atendimento (0800 642 9782).