A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS) será um dos destaques na programação internacional sobre clima e saúde, que acontece em Nova York paralelamente à 80ª Assembleia Geral da ONU. Na próxima quarta-feira (25), a superintendente de Vigilância em Saúde, Gislani Mateus, representará a cidade no 2025 FP Health Forum at UNGA80, evento promovido pela revista Foreign Policy em parceria com a Fundação Rockefeller.
O fórum antecede a Reunião de Alto Nível das Nações Unidas sobre Doenças Crônicas Não Transmissíveis e reunirá autoridades e especialistas de diversos países para debater os efeitos da emergência climática sobre a saúde pública.
Na mesa “Vozes da Linha de Frente: Inovações Locais na Interseção entre Clima e Saúde”, Gislani apresentará o Protocolo de Enfrentamento ao Calor Extremo, iniciativa pioneira no Brasil, desenvolvida pela SMS em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Clima (SMAC) e o Centro de Operações Rio (COR). O protocolo reúne ferramentas de monitoramento, alerta precoce e proteção social, com foco na redução dos impactos das ondas de calor sobre as populações mais vulneráveis da cidade.
“Nossa missão é proteger vidas. O protocolo mostra que, com planejamento, inovação e cooperação internacional, é possível reduzir riscos e fortalecer a resiliência dos sistemas de saúde”, afirmou Gislani.
Rio ganha destaque em eventos paralelos
Durante a semana da Assembleia Geral da ONU, a capital fluminense também será representada em outros eventos de destaque. No dia 25 de setembro, Gislani será painelista no lançamento do Case for Action Report, liderado pela iniciativa Resilient Cities Reimagining Health, em parceria com a Universidade Yale e outras instituições, que traz projeções sobre os impactos do clima na saúde em mais de 11 mil cidades do mundo.
Entre os dias 26 e 28, ela participa da Climate Week NYC, o maior encontro climático do planeta, com forte influência nas agendas públicas e privadas globais. Já nos dias 29 e 30 de setembro, estará na Universidade Yale, em New Haven, em um workshop sobre o programa internacional Oasis, que transforma pátios escolares em áreas verdes e resilientes. O Rio também apresentará sua experiência com o protocolo de calor extremo nesse espaço.
Com essa agenda intensa, o município se consolida como um protagonista no debate internacional sobre clima e saúde, levando ao cenário global exemplos concretos de políticas públicas que aliam inovação, ciência e justiça social.